Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:27

Prefeitura de Altos (PI) alerta população para atualização de cartão SUS

A troca de cartões está ocorrendo de segunda à sexta-feira de 7 às 13 horas, no Sesp, Rua Epitácio Pessoa, e 50 senhas são entregues por dia.

 ASCOM

A prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde alerta que todos os registros de crianças no Sistema Único de Saúde (SUS) cujos cartões iniciam com o numeral 7 (sete) se encontram atualizados com o CPF.

Porém, os cartões que começam com os números 8, 16 e 20 mudarão para o número inicial sete e para isso uma logística de atendimento foi montada para atender a população altoense.

A troca de cartões está ocorrendo de segunda à sexta-feira de 7 às 13 horas, no Sesp, Rua Epitácio Pessoa, e 50 senhas são entregues por dia.

“Estamos num momento de pandemia e precisamos escalonar para tirar novos cartões daqueles pacientes que não foram atualizados com o CPF, mas essa ação está sendo feita de forma controlada e organizada”, frisou a secretária municipal de Saúde, Dra. Maria Teresa.

“É recomendado que apenas um membro da família venha fazer os cartões de todos da mesma família evitando aglomeração no local. São 50 senhas por dia, mas existem pessoas que trazem uma dúzia de cartões por vez ou mais, e isso é permitido. Estamos fazendo o possível para que a mudança de todos os que precisam ocorra num tempo breve atendendo toda a demanda diária”, disse Laiane Rodrigues, responsável pela emissão dos cartões do SUS em Altos.

Laiane também alerta que crianças que não tem CPF antes do ano de 2018, precisa a família providenciar o documento para registro no SUS. Desde 2018 pra cá, as crianças nascidas tem registrado na Certidão de Nascimento o CPF.

“Basta a família trazer a certdião e o cartão antigo do SUS que começa com os números 8, 16 e 20, que fazemos a atualização do cartão na hora”.

Agentes comunitários de saúde do município estarão fazendo uma lista com o número dos CPF’s de famílias que não podem se fazer presentes na emissão de novos cartões SUS na Secretaria Municipal de Saúde.

Recorrente em casos de consultas e vacinas no âmbito do município acusar a mudança da numeração do cartão de pacientes, mas só é possível ser feita a emissão de novo cartão na Secretaria de Saúde.