Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:11

N.S.do Desterro foi roubada: Relembre a história do furto da imagem da padroeira de Castelo do Piauí

 

A devoção à Nossa Senhora do Desterro é secular. Em 2017, a Paróquia local celebrou o ano jubilar pelos 275 anos da sua instalação. A cidade de Castelo do Piauí é uma das mais antigas do estado e desde a formação dos primeiros núcleos de povoamento na região, tem-se notícia da romaria em honra à Nossa senhora do Desterro.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco e data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil, tendo o seu valor estimado em cerca de R$ 2 milhões. O ícone religioso já chegou a ser furtado na madrugada do dia 06 de abril de 1979. A Diocese de Campo Maior mobilizou uma equipe de investigação com a missão de encontrar a imagem tão querida pelos castelenses. Ela foi levada por dois homens, do interior do templo, cujo acesso foi possibilitado devido a uma das portas não ter sido fechada.

Os investigadores resolveram o caso em meados de julho de 1979. A peça foi encontrada em São Luís do Maranhão, já pronta para embarcar num navio rumo ao Rio de Janeiro. Após ter sido encontrada, os responsáveis pelo crime foram presos e a imagem trazida para Castelo do Piauí, tendo sido recepcionada pelos moradores na entrada da cidade. A imagem seguiu em procissão levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros.