Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:16

Vereadores de oposição se recusam a aceitar projeto de voto aberto dentro da Câmara em Altos (PI)

O fim do voto secreto impede que políticos envolvidos em corrupção ou que possuam condutas imorais, sejam eleitos presidentes de tais casas legislativas.

 

Parlamentares de base da atual gestão pertencente ao Prefeito Maxwell da Mariinha, apresentou nesta sexta-feira (03) à presidência da Câmara de Vereadores, um projeto no qual, dentre as propostas impostas, é acabar com o voto secreto para a Mesa Diretora.

Para os vereadores que apresentaram este projeto, a ideia tem o objetivo de tornar os atos públicos transparentes, justo e ético,  além de contribuir, de forma mais eficaz, com o fortalecimento do processo democrático. Mas os vereadores de oposição, se recusaram a aceitar o projeto, sob a argumentação de que o voto ainda é secreto na Câmara dos Deputados para a Mesa Diretora.

O projeto foi recebido pela Presidente da Câmara, Regina Catarino que faz parte da oposição. Agora, os parlamentares esperam que Regina possa homologar a lei e tornar vigente dentro da Câmara Municipal, atendendo as expectativas de mais transparência no âmbito legislativo.

Em vários municípios do Piauí essa lei do voto aberto já é vigente, onde a implementação desta lei, irá fortalecer a Constituição Federal e impedir que políticos envolvidos em corrupção ou que possuam condutas imorais, sejam eleitos presidentes de tais casas legislativas.

O Ministério Público já se manifestou contrariamente à votações secretas em meio de atividades das Câmaras Municipais, orientando a abertura do votação entre os parlamentares.

O Projeto de Resolução foi assinado pelos vereadores: Andrea Amaral, Fabíola Santos, Uverlânio Filho, Hélio Inácio, Gerson Fernandes, Miguel Ângelo, Natan dos Projetos, e Juniel Pinheiro.

E os parlamentares que foram contra são: Zé Ernandi, Adaildo do Pancadão e Jaifran Ximendes.