Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:49

Prefeito de São Miguel/PI abre consulta pública para escolha de portal de entrada da cidade

 

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompilio Evaristo (PSD), abriu consulta pública, através das redes sociais, para a escolha do inédito portal de entrada da cidade.

Em seu perfil pessoal, o gestor explanou os 02 projetos e abriu o espaço para que os votos fossem inseridos, em forma de comentários na publicação, para a escolha do modelo que deve ser construído.

"Somos uma gestão participativa, que ouve as pessoas. Por isso, sua interação é muito importante para nossa administração. Participe da nossa enquete (nas redes sociais) para a escolha do novo PORTAL DA ENTRADA DE SÃO MIGUEL DO TAPUIO", disse Pompilio.

A votação foi publicada na noite desta segunda-feira (09) e terá 02 dias de duração, encerrando na próxima quarta-feira (11). O resultado será divulgado na quarta às 19h. 


➡️ Conheça um pouco mais sobre os projetos concorrentes:

🔹 Opção 01 – Arquiteta Ingrid França.

O portal da cidade tem como ideia e concepção o formato de um arco e flecha, remetendo aos guerreiros indígenas Tapuios (como também eram chamados os Tacajirus), etnia marcante na história da cidade. Os pilares afinados e arredondados fazem alusão aos instrumentos de caça indígena e os dois semiarcos superiores que vão de encontro um ao outro, remetem às ocas (habitações típicas dos povos indígenas). Os semiarcos são feitos de chapa metálica em ACM para trazer um ar moderno combinado ao rústico da temática central.

Temos também dois elementos estruturais de concreto de 13m de altura revestidos com o material de Pedra de Castelo, um tipo de revestimento rústico de cor ferrugem que possibilita trazer uma característica natural ao portal. Além disso, os tons terrosos escolhidos também corroboram com essa estética. Outro enfoque do portal é o brasão de São Miguel do Tapuio, datado de 25 de março de 1938, onde estão presentes a figura do indígena, do caju e da carnaúba, esses dois últimos muito importantes na história e economia do município.

 

🔹 Opção 02 – Arquiteto Paulo Frota Filho.

O projeto arquitetônico do portal de São Miguel do Tapuio valoriza os antepassados através de elementos que ajudam a contar a história e a origem do nosso município. Ao mesmo tempo em que traz o presente e aponta o futuro através de um estilo moderno, aparece sob linhas inclinadas ascendentes, dando a ideia de crescimento, desenvolvimento e prosperidade, marcando um monumento atemporal que retrata a nossa história.

O portal será construído em estrutura de concreto revestido em pedra com tons terrosos e alumínio na cor cobre. Trazendo assim as tonalidades encontradas no solo de nosso município. O formato do portal com linhas inclinadas além de fazer referência ao crescimento e ao desenvolvimento, também faz alusão a uma borduna (um tipo de porrete) que era um instrumento de caça e defesa dos indígenas, os Tapuias, que não utilizavam arco e flecha. Neste mesmo elemento que conecta as duas bases do portal, terá um letreiro com o nome da cidade feito em aço e a fonte de letras será desenvolvida exclusivamente para o portal. Dois grandes painéis localizados em uma das bases dos pilares, contarão a história e origem da nossa cidade, através de figuras em alto relevo com passagens históricas, moldadas em concreto. O monumento contará também com uma escultura de um Índio Tapuia, em posição de caça, assim demonstrando a bravura do povo de nossa cidade.

Conectado ao portal teremos passeios iluminados e espaços com jardineiras, onde utilizaremos como elementos paisagísticos plantas existentes em nossa região como “cactáceos” e a Carnaúba, sendo este último uma palmeira importante para a origem e desenvolvimento econômico do nosso município, que por muitos anos foi a principal fonte de renda da região.