Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:29

Novo Santo Antônio é a cidade que mais vacinou contra Covid-19 na região dos Carnaubais

O município já conta com 37,11% da população imunizada, acima da média nacional e estadual

 

Na região dos carnaubais, considerando a aplicação de primeiras doses com relação à população de cada municipio, os três primeiros colocados são Novo Santo Antônio com 37,11%, Nossa Senhora de Nazaré com 35,54% e Campo Maior com 34,25%. Já com as duas doses aparecem Coivaras (13,68%), Novo Santo Antônio (13,21%) e São João da Serra (13,15%).

De acordo com o Vacinômetro, ferramenta disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), São Miguel do Tapuio, Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí se encontram, respectivamente, nas últimas posições na corrida da vacinação contra covid-19 no Estado.

Com apenas 17,96% da população imunizada ao menos com uma dose de vacina, São Miguel do Tapuio figura na liderança deste pódio negativo, seguido pelo circuvizinho municipio de Juazeiro, que aparece com 19,17% dos municípes vacinados, número bem próximo de Castelo do Piauí, que vacinou 19,75% dos cidadãos.

Segundo o levantamento feito pelo EmFoco, quando se trata da aplicação da segunda dose, as cidades também são as últimas no ranking, mas desta vez, liderado por Juazeiro. A capital da pedra tem apenas 7,28% das pessoas completamente imunizadas, quantitativo semelhante à São Miguel, que aplicou as duas doses em apenas 9,26%, bem parecido com a quantidade de Castelenses que receberam a segunda dose, 9,31%.

Questionada sobre a disparidade no ritmo da vacinação nos municipios, a SESAPI afirmou a justificativa é o ritmo de vacinação que cada  município desempenha, ressaltando aina que toda remessa de vacinas que o ministério da saude encaminha para o Piauí, as vacinas são distribuídas proporcionalmente de acordo com os encaminhamentos de notas técnicas  do Ministerio