Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:38

Alunos da rede municipal de Cocal de Telha (PI) realizam preparatórios para avaliações externas

Cerca de 270 alunos participarão das avaliações de nível estadual e nacional que serão realizadas nos próximos meses

 

Os alunos matriculados no 2º, 5º e 9º ano da rede municipal de Cocal de Telha (PI) realizaram preparatório para avaliações externas a nível nacional (SAEB) e estadual (SAEPI). Os alunos tiveram aulas preparatórias com os educadores do município nesta quarta-feira (28). A avaliação ocorre em todo o Brasil e tem como um dos objetivo diagnosticar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O preparatório contará com aulas que serão na modalidade hibridas (presencial e remota) e tem por objetivo reforçar as habilidades necessárias para cada turma de alunos exigidas pelo MEC para cada faixa etária. A Prefeitura ofertará suporte técnico, infraestrutura como material didático, transporte e lanche além de apoio pedagógico. Cerca de 270 alunos participarão das avaliações que serão realizadas em maio.

A prefeita Karyne do Rodrigão, esteve de perto acompanhando as aulas com os estudantes do município, "Estive de perto visitando os alunos nas escolas municipais, acompanhada do Secretário Municipal da Educação, Superintendente de Ensino e da Supervisora Geral.Parabenizamos todo corpo de servidores da SEMED por sair na frente dando início na última quarta-feira (28) às aulas preparatórias (reforço) para os alunos da rede municipal", relatou a Prefeita. Todos os protocolos sanitários foram seguidos para manter a segurança de alunos e dos professores.

O que é o SAEB?

O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em p e rea interna

O que é o SAEPI?

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI busca observar o desempenho de estudantes por meio de testes padronizados, cujo objetivo é aferir o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de escolarização. É uma avaliação educacional externa em larga escala e produz informação que viabiliza o monitoramento do direito à educação nas escolas do Piauí, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes às instituições e aos estudantes individualmente. O SAEPI avalia o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O programa, com o intuito de medir com maior precisão a qualidade do ensino ofertado, trabalha com duas disciplinas-chaves: língua portuguesa e matemática. 

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pNenhuma descrio de foto disponvel.