Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:52

Prefeito flexibiliza funcionamento do comércio em Jatobá após queda de casos de COVID-19

Os seguimentos que funcionam a noite eram os mais prejudicados pela série de decretos que proibia a abertura depois das 17 horas e o fechamento aos fins de semana.

 

Na tarde desta quarta-feira, 14/04, o prefeito de Jatobá do Piauí, Hilton Gomes, se reuniu com os comerciantes do seguimento de bares, restaurantes, lanchonetes e igrejas para compartilhar a decisão do decreto municipal que desta vez vai dar a oportunidade do comercio funcionar até as 21 horas com a parceria de todos, respeitando os critérios de higienização adotados pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

O prefeito que também convocou para esta reunião a Secretária de Saúde, Cintia Dias, explicou sobre os casos de covid-19 informando que obteve queda e por esse motivo haveria a possibilidade de flexibilizar o horário no decreto municipal. Os seguimentos que funcionam a noite eram os mais prejudicados pela série de decretos que proibia a abertura depois das 17 horas e o fechamento aos fins de semana. Neste pacto firmado entre as igrejas e os donos de bares, lanchonetes e restaurantes com a prefeitura, fica determinado o funcionamento de 25% do estabelecimento, com somente quatro pessoas por mesa, sem poder juntar umas às outras. Outra regra estabelecida foi a instalação da pia com água na entrada, álcool em gel para cada mesa, fica proibido também som ligado, paredões de som ao entorno dos bares e só foi liberado o uso de televisão.

Hilton Gomes disse que queria poder melhorar mais, porém essa é uma oportunidade de todos estarem trabalhando de modo correto, ajudando as regras serem aplicadas para que mostre que “não é atrapalhando o trabalhador que vamos vencer a Covid-19, e sim se protegendo com álcool em gel, mantendo-se distante um do outro e sempre usar a máscara quando não estiver se alimentando ou ingerindo alguma bebida”, destacou.

O Sargento da Policia Militar, Enilton também esteve na reunião e enfatizou que com a colaboração de todos podemos trabalhar sem ser o culpado pela proliferação do vírus, pois “é preciso apenas manter os critérios, porque a lei é para se cumprir e quem a desrespeita tem a consequência de multa ou até de prisão”, frisou.

A reunião finalizou com as palavras do coordenador de epidemiologia municipal, Raimundo Borges que disse ser possível continuar trabalhando neste novo horário, desde que comece a responsabilidade de dentro de casa, prefeitura, donos dos estabelecimentos e clientes, alinhando essa corrente para que ninguém seja prejudicado financeiramente por questões do fechamento do comercio.