Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:50

Altos (PI) completa um ano do primeiro caso registrado de Covid-19; Confira toda a retrospectiva

Relembre os fatos marcantes da Covid-19 no município de Altos (PI)

 Arquivo e Foto: Redação Em Foco

Nesta quinta-feira (15) completa 01 ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade de Altos, Piauí. Esse primeiro caso foi registrado pela primeira vez, aproximadamente, quatro meses depois, após o anúncio de alerta para as autoridades de saúde, de um surto de “pneumonia de causa desconhecida”, em 31 de dezembro de 2019 na China.

Dias mais tarde, cientistas chineses descobririam que a causa da doença era um coronavírus, da mesma família que havia causado os surtos de SARS e MERS no passado. Na época, não havia sequer a certeza de que a doença poderia ser transmissível entre humanos, sendo denominada posteriormente de Covid-19.

No dia 20 de março, o Brasil decretou estado de calamidade pública no país, após o primeiro paciente infectado, um homem, de 61 anos, morador da cidade São Paulo, que havia chegado da Itália, onde contraiu o vírus.

Em Teresina, o jornalista da Rede Clube, filiada da Rede Globo, Marcelo Magno, foi um dos primeiros casos graves da doença. Dando entrada no dia 12 de março, o jornalista ficou quase um mês internado na UTI com um quadro complicado devido o avanço do vírus. Marcelo recebeu alta no dia 27 de março, mesmo dia em que falecia a primeira vítima do vírus, Antônio Felícia (PT), prefeito do município de São José do Divino.

Na cidade de Altos, depois do primeiro caso, a Secretaria de Saúde já registrou ao longo de 01 anos, 3.487 casos confirmados, 3.215 altas, 6.902 testes, 06 internados e 64 óbitos. Relembre os fatos marcantes da Covid-19 no município de Altos (PI):

 

PRIMEIRO CASO CONFIRMADO

No dia 15 de abril, durante um teste rápido realizado na rotina de trabalho de uma mulher de aproximadamente 30 anos, que reside na cidade de Altos, havia testado positivo para o COVID-19. Em imediato, todas as medidas de prevenção foram realizadas com a mesma.

Na época, a mulher não necessitou de internação e nem apresentava sinais graves de infecção. Submetida aos um novo teste no dia 18 de abril, foi divulgado que havia testado negativo, mas ainda seguia os protocolos de medidas de isolamento e novos testes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Altos tem o primeiro caso confirmado de Covid-19

Paciente que foi testada positivo para Coronavírus está curada em Altos


AS PRIMEIRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

No dia 28 de abril, o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da cidade de Altos havia expedido uma recomendação aos comerciantes, em especial os donos de supermercados, para que fiscalizassem a entrada de clientes nos estabelecimentos com relação ao uso de máscaras. A medida foi com base no decreto estadual que tornou obrigatório o uso de máscara de proteção sempre que houvesse a necessidade de sair de casa, nas ruas ou permanecer em espaços onde circulassem outras pessoas. Na recomendação, o MPPI apontava que o empregador tinha o dever de zelar pela saúde do trabalhador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - MP obriga o uso de máscaras após fiscalização registrar pessoas desprotegidas nos comércios de Altos

 

PRIMEIRO ÓBITO POR COVID-19

Em 23 de maio foi confirmado a primeira morte por COVID-19, em Altos.  A vítima era um homem, de 70 anos, que residia no Bairro Tranqueira. Segundo informações, o paciente era renal crônico e fazia hemodiálise. A vítima estava internada no HUT, em Teresina há alguns dias e teve seu quadro agravado e vindo a óbito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Idoso de 70 anos morre vitíma de Covid-19 em Altos

 

PRIMEIRO LOCKDOWN EM ALTOS

No dia 01 de julho, a prefeitura de Altos informou que a cidade entraria pela primeira vez em Lockdown por 4 dias, conforme o decreto de medida de prevenção no combate ao Coronavírus no Estado imposto pelo governador Wellington Dias (PT) que havia anunciado no dia 30 de julho que o estado teria medidas mais rígidas para o funcionamento de serviços essenciais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Lockdown:Confira o horário de funcionamentos dos serviços essenciais na cidade de Altos

 

MORTES QUE COMOVERAM O MUNICÍPIO

No dia 06 de julho, a atendente de Enfermagem Antônia Maria de Oliveira, de 46 anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Renascença, na zona Sudeste de Teresina, morreu vítima de Covid-19.

Toinha como era conhecida, era Técnica de Enfermagem da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, morava em Altos e trabalhava nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Satélite e do Renascença em Teresina. Antônia Maria estava internada desde o dia 29 de junho com os sintomas da Covid-19, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Técnica de enfermagem Altoense morre com Covid-19 em Teresina

Nesta terça-feira (09), uma jovem de 24 anos, não identificada, faleceu vítima de Covid-19 após dar entrada no hospital apresentando sintomas respiratórios, asmático. A vítima chegou a realizar a tomografia computadorizada do tórax (identificando aspectos sugestivos de pneumonia viral), mas não resistiu aos agravamento da doença vindo a óbito. A vítima marca a 40° morte por covid-19 no município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Jovem de 24 anos é a 40° morte por Covid-19 em Altos-PI

Um jovem identificado por José Wilson, mais conhecido na região por "Bebezão", de 23 anos, faleceu na madrugada deste domingo (14) vítima de Covid-19 em Altos (PI). Segundo informações, a vítima deu entrada no Hospital Municipal de Altos em estado grave, sendo encaminhado imediatamente para Teresina onde ficou internado na UTI por vários dias, respirando com ajuda de aparelhos. O jovem que tinha comorbidades e problemas psiquiátricos não resistiu a complicação da doença e faleceu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Jovem morre vítima de Covid-19 e gera comoção em Altos (PI); Já são 44° mortes registradas

Faleceu na noite deste domingo (14) o comerciante identificado como Antônio Francisco Rosa da Silva, mais conhecido como, Nogueira Rosa, de 61 anos, vítima de Covid-19 em Altos (PI). Segundo Informações, a vítima estava internada há vários dias na UTI respirando com ajuda de aparelhos que acabou falecendo devido a complicações da doença. A notícia veio através da filha do comerciante que em suas redes sociais informou a perda.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Comerciante Altoense morre vítima do Covid-19; Sobe para 45° o número de mortos

Faleceu na tarde desta quinta-feira (18), o ex-vice prefeito da cidade de Altos (PI), José Alves da Silva, 76 anos, vítima da Covid-19.  Segundo informações, ele foi internado, ontem, no Hospital Municipal de Altos, por volta das 17h da tarde, com complicações da covid - 19, e estava esperando uma vaga para ser transferido para um hospital em Teresina. A vítima tinha comorbidades, o que resultou no agravamento do estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Ex-vice prefeito de Altos (PI), José Alves, morre vítima de Covid-19

 

PRIMEIRA ENFERMEIRA VACINADA

Nesta terça-feira (19), a dona Raimunda Fernandes, de 59 anos, que é técnica em enfermagem e funcionária mais antiga em atividade do Hospital José Gil Barbosa em Altos/PI à ser a primeira profissional de saúde vacinada.

O momento foi marcado com muita emoção e com a presença da Secretária de Saúde, Dr Maria Teresa, Coordenadora de Imunização, Débora e o prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha que aproveitou o momento para agradecer todos os profissionais que estiveram ao longo de 01 ano na linha de frente no combate a Covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Dia Histórico em Altos/PI: Enfermeira de 59 anos é a primeira mulher a receber vacina contra Covid-19

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

No dia 11 de fevereiro a Prefeitura Municipal de Altos através da Secretária de Saúde, começou a 1° etapa de vacinação em idosos contra o coronavírus no dia 19 de fevereiro por drive-thru a partir das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde. Os documentos necessários e obrigatórios são CPF, CNS e cartão de vacina. A segunda etapa está prevista para o dia 18 de março.

No total foram 172 doses da vacina para atender idosos na faixa etária acima dos 90 anos. Para os idosos acamados que serão vacinados em domicílio (cadastrados pelo eSUS), as vacinas acontecerão nos dias 22 a 24 de fevereiro. A primeira etapa foi destinada aos profissionais de saúde do município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS SOBRE A VACINAÇÃO:

Prefeito divulga datas para a Campanha de Vacinação contra covid-19 em idosos em Altos/PI

Com 93%, Altos (PI) está entre os municípios que mais vacinam no Piauí contra a COVID-19

Prefeitura de Altos (PI) antecipa inauguração de unidade Covid devido ao agravamento da pandemia

Cerca de 87% de hospitalizados com Covid-19 tiveram alta médica em Altos (PI)

Prefeitura de Altos vai instalar Centro de Fisioterapia para recuperados de Covid-19

Prefeito de Altos (PI) entrega novos itens para equipar leitos na Unidade de Saúde José Gil Barbosa

Prefeitura de Altos (PI) conclui vacinação contra Covid-19 em idosos de 70 a 74 anos

Altos é a 5ª cidade do Piauí que mais vacina contra a COVID-19

Prefeitura de Altos (PI) divulga novo decreto com medidas restritivas válido até 11 de abril

Prefeitura de Altos (PI) inicia vacinação de policiais contra COVID-19

COBERTURA COMPLETA DA PANDEMIA EM ALTOS: 

Altos e região ultrapassa marca de 900 pessoas curadas da Covid-19, segundo dados deste domingo (02)

FORA DA VALA: Caixão com corpo de homem é abandonado em cemitério de Altos

Altos/PI: Com quase 2 mil infectados, bairro centro segue com maior número de casos de Covid-19

Altos/PI: Duas mortes por Covid-19 são registradas no primeiro mês de 2021

Prefeito de Altos inicia treinamento dos profissionais que aplicarão vacina da Covid-19

Sobe para trinta e três o número de mortes por Covid-19 em Altos/PI

Prefeitura de Altos descarta mais de 2 mil produtos laboratoriais vencidos desde 2018

Prefeitura de Altos/PI publica decreto suspendendo eventos públicos devido a Covid-19

Inicia nesta quinta-feira (28) o 'Programa de Desinfecção' em locais públicos em Altos-PI

Prefeito informa que Altos-PI seguirá decreto estadual em medida de prevenção contra Covid-19

Altos (PI) registra mais 02 óbitos por Covid-19 em 24 horas e sobe para 43 o número de vítimas

Altos/PI: Festejo de São Sebastião na localidade Anajás é cancelado devido surto de Covid-19

ALARMANTE: Hospital de Altos (PI) atinge 100% da ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19

Prefeito de Altos divulga medidas restritivas durante o feriado de carnaval; Veja o que fica proibido!

Procissão sem a presença de fiéis marca a abertura do festejo de São José em Altos (PI)