Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:44

Vacinado com 1ª dose, Dr. José Cantuária morre após complicações da Covid-19

O Dr. Cantuária havia sido vacinado com a primeira dose da vacina no município de Campo Maior, mas acabou contraindo o vírus. Segundo a Prefeitura ele não chegou a receber a segunda dose do imunizante.

 

O médico José Antônio Cantuária Monteiro Rosa, 62 anos, faleceu na noite deste sábado (27), em Teresina, em decorrência de complicações causadas pela covid-19 (novo coronavírus).

Cantuária, pai do vereador Bebeto do município de Novo Santo Antônio e muito conhecido por atuar em várias cidades da região dos Carnaubais, estava internado na UTI do Hospital Unimed desde fevereiro, em Teresina, onde veio a óbito.

O Dr. Cantuária, como era conhecido, havia sido vacinado com a primeira dose da vacina contra a doença no município de Campo Maior, mas acabou contraindo o vírus. Segundo a Prefeitura, ele não chegou a receber a segunda dose do imunizante.

No final de fevereiro, amigos e familiares chegaram a comemorar a recuperação do médico. Em uma foto, o Dr. Cantuária aparece cercado de profissionais da saúde comemorando ter vencido a covid.

O médico recebeu alta da UTI após ficar intubado para tratamento da doença, mas após alguns dias voltou a ficar em coma com quadro de insuficiência respiratória.

O médico era natural do município de Boa Hora, foi diretor do pronto socorro do Hospital Getúlio Vargas e já se candidatou a vereador de sua cidade natal, em 2016.

Dr. Cantuária, ele era formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), trabalhou no HGV e era plantonista do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), na cidade de Piripiri, região norte do Piauí.

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu, na manhã deste domingo (28), nota de pesar lamentando o falecimento do médico José Antônio Cantuária.

Na nota, a entidade destacou o trabalho do médico realizado no HGV e no Programa Saúde da Família (PSF) na região Norte do estado. "Médico querido, deixará saudade a toda família e amigos, aos quais estendemos nossos sentimentos de pesar e solidariedade", diz trecho.

Amigos e familiares emitiram notas de pesar. O Partido dos Trabalhadores - PT do município de Boa Hora (PI) manifestou solidariedade através de nota:

"O Partido dos Trabalhadores do município de Boa Hora Piauí, externa pesar pelo falecimento do nosso companheiro médico e ex vereador pelo biênio 2016 a 2020, José Antônio Cantuária Monteiro Rosa, conhecido carinhosamente como Dr Cantuária, ocorrido hoje pela manhã vítima pelas consequências da covid 19 primeiro vereador eleito pelo PT no município. Nossos sentimentos aos familiares neste momento de dor", informou a nota.

A prefeitura de Campo Maior através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU também emitiu a nota de pesar: