Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:51

Com 93%, Altos (PI) está entre os municípios que mais vacinam no Piauí contra a COVID-19

Foram 1678 vacinas aplicadas em profissionais de saúde e idosos.

 

Segundo dados do painel epidemiológico do COVID-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Altos está entre os 15 dos 224 municípios piauienses com o melhor percentual de aplicação da 1ª dose da vacina contra o coronavírus. Cerca de 93% de aplicação foi ministrada em profissionais da saúde e idosos.

O município já tem até o presente momento, 1678 vacinadas aplicadas. Profissionais de saúde num total de 501 receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 389 já receberam a segunda dose, ambos na 1ª fase do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - ALARMANTE: Hospital de Altos (PI) atinge 100% da ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19

Na 2ª fase de imunização, 393 idosos de 90 anos ou mais foram vacinados. Na faixa etária de 80 a 89 anos, mais 395 idosos receberam doses do imunizante. No entanto, ainda falta a segunda dose da vacinação dos idosos. A imunização dos idosos ocorreu por meio de drive-thru, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesp), e à domicílio com carro disponibilizado pela prefeitura para vacinar os idosos com dificuldade de locomoção ou acamados em lugares mais distantes como a zona rural do município.

Para a segunda dose ainda faltam ser vacinados 140 profissionais de saúde, segundo informa a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, e que para ocorrer aguarda a chegada de novas vacinas Astrazeneca que tem o intervalo de 12 semanas. 

Nesta segunda a Prefeitura de Altos (PI) informou que os leitos destinados para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal José Gil Barbosa, chegaram a 100% de ocupação. Segundo a administração municipal, todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão sendo utilizados na cidade. 

"Altos atingiu um percentual de 93% na primeira fase de vacinação contra a COVID-19, estando assim entre os 15 dos 224 municípios que mais vacinam no Piauí segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Já foram 1678 vacinas aplicadas em profissionais de saúde e idosos. Ainda não há motivos para baixar a guarda para a doença. Somente nas últimas 48 horas atingimos o pico de mortes durante toda a pandemia que se iniciou em março do ano passado. Foram 5 (cinco) mortes. Cinco irmãos altoenses que tiveram as vidas interrompidas pelo coronavírus. Vamos nos cuidar, sair para o essencial e continuar mantendo o distanciamento, evitando aglomerações e usando máscara e álcool gel", informou Maxwell em suas redes sociais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - 

Procissão sem a presença de fiéis marca a abertura do festejo de São José em Altos (PI)

Jovem de 24 anos é a 40° morte por Covid-19 em Altos-PI

Altos (PI) registra mais 02 óbitos por Covid-19 em 24 horas e sobe para 43 o número de vítimas

Jovem morre vítima de Covid-19 e gera comoção em Altos (PI); Já são 44° mortes registradas

Comerciante Altoense morre vítima do Covid-19; Sobe para 45° o número de mortos