Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:01

Covid: Justiça investiga desvio de vacinas em São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí

 Foto: Reprodução/ Prefeito de São Miguel e Assunção

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotora de Justiça Mirna Araújo Napoleão Lima, da Comarca de São Miguel do Tapuio, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar suposto desrespeito à ordem de vacinação estabelecida no Programa Nacional de Imunização da covid-19 nos municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.

A Promotora fala em ato de "fura de fila" da vacina nos dois municípios, o que significa desvio de doses, ferindo gravemente o cronograma estabelecido para a vacinação contra COVID-19, conforme os grupos prioritários preestabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na portaria, a promotora mandou notificar os secretários municipais de Saúde dos dois municípios para que em 05 (cinco) dias uteis, a contar da data da publicação da portaria, nesta terça-feira (09), apresentem as informações sobre o quantitativo de doses de vacina recebido da Secretaria Estadual de Saúde - SESAPI; o cronograma de vacinação do município atendendo aos critérios estabelecidos pelos Planos Nacional e Estadual de Saúde; como se dará o controle e rastreabilidade das pessoas vacinadas para aplicação da segunda dose da vacina; e a relação de todas as pessoas que receberam a vacina (nome completo e CPF) e comprovação de que fazem parte do grupo prioritário.

O OUTRO LADO
O Em Foco fez contato com o secretário municipal de São Miguel do Tapuio e não conseguiu contato com o de Assunção do Piauí.

Janilson Rodrigues, secretário de saúde de São Miguel do Tapuio, disse em nota que não existe o fura-fila. E que a secretária de saúde tem tentado minimizar um erro do Ministério da Saúde. 

“Nosso Município existem hoje  132 idosos como mais 90 anos e recebemos apenas 80 doses para esse faixa etária. É lógico que, se a uma demanda superior a oferta alguém iria ficar sem vacina. Então tentamos priorizar nessa faixa etária o idosos acamados e posterior os mais  velhos em idade. Aos que ficaram sem vacina, já encaminhamos uma lista à Regional de Saúde de Campo Maior para que fosse solicitado as doses restantes  dos idosos que faltaram ser vacinados” disse.

O secretario acrescenta ainda que ao invés de nos encaminhar as doses restantes para os mais 90 anos, o Ministério da Saúde encaminhou vacinas para vacinar outra faixa etária entre 85 a 89 anos e 80 a 84 anos. 
“Com isso, ta vindo questionamentos do por que não vacinar o restante dos idosos com mais 90 ano? A reposta é uma só: não podemos tirar vacina de uma faixa etária para vacinar outra. É um determinação do Ministério da Saúde e eu estou tentando cumprir essa determinação”.