Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:11

COVID-19: Paciente natural de São Miguel do Tapuio vindo de Manaus recebe alta do HU em Teresina

A esposa gravou o momento em que Antônio Campelo tem alta do hospital e sai acompanhado dos profissionais de saúde emocionados. "Agradeço a eles", diz o paciente.

 Com Informações: G1 PIAUÍ

O piauiense Antônio Campelo Chaves, de 66 anos, recebeu alta na tarde desta terça-feira (2) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele foi um dos 14 pacientes vindos de Manaus para o tratamento da Covid-19. Teresina já recebeu 23 pessoas da capital amazonense, sendo que 17 já se recuperam da doença.

A esposa gravou o momento em que Antônio Campelo tem alta do hospital e sai acompanhado dos profissionais de saúde emocionados. "Agradeço a eles", diz o paciente.

Antônio é policial militar aposentado e mora há mais de 30 anos em Manaus. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia do seu aniversário, 17 de dezembro. Quatro dias depois, no dia 21, ele foi internado.

"No aniversário dele, dia 17 de dezembro, ele já estava com sintomas. Nós pensávamos ser uma gripe, mas era Covid. Foi tudo muito rápido. É um sofrimento, é muito doloroso ver uma pessoa bem e depois ver ela caindo. E você não saber o que fazer. Eu fiquei muito mal, não dormia, eu não comia", lembrou a esposa do paciente, Henrriete da Silva, de 54 anos.

NOTÍCIA RELACIONADA - Primeiro paciente vindo de Manaus é natural de São Miguel do Tapuio/PI

O idoso teve que ser transferido para a capital piauiense devido ao colapso na saúde pública por desabastecimento de oxigênio nos hospitais. Henrriete não esperava conseguir a transferência do marido.

"Quando deu positivo, ele foi internado e já fomos recorrendo para fazer a transferência dele. Ele é idoso, obeso, diabético e hipertenso. Mas, ninguém esperava que ele viria já que são vários pacientes, mas graças a Deus deu tudo certo e ele veio para cá", disse.

O casal está hospedado na casa de uma sobrinha, que mora em Teresina. Antônio é natural de São Miguel do Tapuio e vai realizar o processo de reabilitação no Piauí. Os dois têm planos de continuar no estado. "A nossa pretensão é morar no Piauí. Nós já pensávamos nisso, e depois disso, pensamos ainda mais", comentou Henrriete.

Além de Antônio, outras duas pessoas vindas de Manaus receberam alta na tarde desta terça. Foram eles: Adriane Sabrina de Oliveira Cabral e Ananias da Silva Alves.

Teresina recebeu nove pacientes de Manaus no dia 15 de janeiro. No dia 25, mais 14 pacientes foram transferidos da capital amazonense para o Piauí. A capital piauiense recebeu os pacientes porque, além do desabastecimento de oxigênio, Manaus registrou, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Pacientes com quadro moderado de Covid-19 so recebidos em Teresina, no Piau, aps serem transferidos de Manaus  Foto: Joo Allbert/Agif/Estado Contedo