Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:31

Terreiro de umbanda é incendiado em Boqueirão do Piauí; polícia investiga o caso

 

Um terreiro de umbanda foi incendida na cidade de Boqueirão do Piauí na manhã da última terça-feira, dia 22. Um dos responsáveis pelo terreiro, o zelador Maycon Oliveira "Maycon de Oxum", acredita que houve crime de intolerância religiosa contra a casa “Tenda Nossa Senhora Aparecida” e diz que o terreira já vinha sofrendo ameaças de pessoas, inclusive ligadas a grupos políticos do município. 

Neste sábado, representantes da Gerência  de Enfrentamento a Intolerância Religiosa, da Superintendência dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) estiveram em Boqueirão para acompanhar o caso e cobrar uma investigação das autoridades. A polícia prometeu investigar o caso.

Segundo Maycon Oliveira, por volta das 08hs da manhã, ele e o outro zelador Léo D'oxala ainda estava dentro de sua casa se preparando para irem ao trabalho quando perceberam que o barracão, que fica ao lado da casa de morada, já tinha chamas de fogos. O barracão tinha teto e paredes de palha de coco e tudo foi consumido pelo fogo em menos de 5 minutos.

“Já sofremos ameaças de pessoas da cidade, inclusive por partes políticos, porque nos manifestamos contra um grupo político do município, que ameaçaram tocar fogo em nossa loja. Estamos observando muito essa situação e juntando as peças para não ser levianos contra ninguém. Mas acreditamos que foi uma pessoa que veio e tocou fogo em nosso barracão” disse Maycon.

Ainda segundo ele, à noite seria comemorado 4 anos do terreiro e o local estava ornamentado, com vários frízeres com bebidas que seria vendidas durante o evento.

Os prejuízos financeiros são grandes. Queimaram frízeres alheios que a gente tinha arrumado, vasilhames de bebidas, mas os prejuízos espirituais é que são incalculáveis. A perca maior foi do nosso sagrado, mas a fé só aumentou, mas as tristeza é muito grande” concluiu.

O caso foi denunciado na delegacia de Capitão de Campos-PI.