Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:09

Justiça suspende eventos políticos em N.Santo Antônio sob pena de multa de até R$ 100 mil reais

A 1ª Promotoria de Justiça de Alto Longá aceitou a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Piauí contra os candidatos a prefeito.  A ação, que resultou na decisão, é de autoria da promotora de Justiça Denise Aguiar.

 Com Informações: Portal AZ/ Redação em Foco

Os candidatos das coligações “Juntos Para Fazer Muito Mais” e “Unidos Pela Mudança do município de Santo Antônio” não poderão realizar ou organizar eventos que ocasionem aglomerações de pessoas, como comícios, concentrações preparatórias, caminhadas, carreatas, reuniões e manifestações públicas ans sob pena de multa de até R$ 100 mil.  A 1ª Promotoria de Justiça de Alto Longá aceitou a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Piauí contra os candidatos a prefeito.  A ação, que resultou na decisão, é de autoria da promotora de Justiça Denise Aguiar.

A 1ª Promotoria de Justiça de Alto Longá tomou conhecimento, por meio de ocio encaminhado pela secretaria de saúde e da vigilância sanitária de Santo Antônio, sobre o crescimento exponencial de casos de covid-19 em Santo Antônio, nas últimas semanas, devido aos movimentos políticos terem se intensicado. Segundo o MP, nos boletins datados de 08/09/2020, informa-se que havia 53 casos confirmados de covid-19 e no de 15/10/2020, já eram 89 casos, verificando-se um aumento considerável em pouco mais de um mês.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - N. S. Antônio-PI tem surto de casos de covid-19 e um óbito; partidos devem cancelar eventos

Na ação, o representante do Ministério Público armou que ocorreram pelo menos dois eventos promovidos pelos candidatos das duas coligações, amplamente divulgados à população, com evidentes violações às normas sanitárias em vigor, como distanciamento interpessoal e uso de máscaras.

De acordo com o órgão, um dos eventos ocorreu em 17 de outubro (caminhada na Comunidade Agrovila da candidata Elisa Paz) e o outro em 22 de outubro do corrente ano (caminhada na Localidade Nazaré do candidato Lucivaldo Cabral), conforme as fotos dos eventos divulgadas nas redes sociais dos dois candidatos.

No dia 18 de outubro a prefeitura de Novo Santo Antonio-PI, município na Região dos Carnaubais, emitiu comunicado sobre o aumento no número de casos de contaminação por COVID-19. Foram 39 novos casos em pouco mais de uma semana, o que representa um aumento de 73%, e um óbito, o primeiro registrado no município.

No comunicado, a prefeitura fez um apelo em que “prezando pela Saúde e pela vida dos cidadãos e cidadãs, recomenda que as Coligações Partidárias cancelem a agenda de eventos presenciais, previstas para acontecer nos próximos dias”.

“Precisamos redobrar os cuidados e adotar medidas mais severas de higiene e proteção para impedirmos o contágio e a transmissão do vírus em nossa cidade, a fim de evitarmos também o mal maior” diz o comunicado.