Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:34

Adversário pede impugnação de candidatura de vice-prefeito em Jatobá do Piauí

 Hilton Gomes e Dalberto Rocha. Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de seu Diretório Municipal de Jatobá do Piauí-PI, representado por seu presidente, Vicente Pereira de Oliveira Neto, por meio da advogada Camila Bandeira de Oliveira Meneses, entrou com um pedido de impugnação do registro de candidatura do vice-prefeito Dalberto Rocha, da coligação “Com a Confiança do Povo e a Força do Trabalho”.

O partido, que tem o atual prefeito Zé Carlos Bandeira concorrendo à reeleição, alega que existem óbices que impedem o registro de candidatura de Dalberto Rocha, consistente na incidência da causa de inelegibilidade.

Segundo o pedido, Dalberto teria praticado ato de improbidade administrativa quando foi prefeito do município entre os anos de 2005 e 2008, ao “não realizar as ações socioassistenciais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Programa de Gestão da Política de Desenvolvimento Social e Combate á Fome e do Programa de Proteção Básica”, o que se enquadraria em ato de improbidade administrativa e perda de direitos políticos.

Por esse processo, movido em 2009 pelo então prefeito Macedo Bandeira, o juiz Júlio Cesar Menezes Garcez, 2ª Vara de Campo Maior, julgou parcialmente procedente o pedido inicial, condenando o Dalberto Rocha à suspensão dos seus direitos políticos.

Dalberto se candidatou em 2012 contra o próprio apelante Macedo Bandeira e acabou sendo eleito e administrou o município até 2016, quando perdeu a eleição para o atual prefeito Zé Carlos Bandeira.

Agora, Dalberto tenta registrar o nome como vice-prefeito da chapa encabeçada por Hiton Gomes (PSD).

Além de Hilton e Zé Carlos, o município tem um terceiro candidato, Cesar Félix (PDB).