Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:13

Coivaras fica em primeiro lugar no Piauí em ranking do TCE sobre controle interno

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí divulgou o diagnostico das prefeituras do Piauí em relação ao Sistema de Controle Interno. Foram avaliados três quesitos: Desempenho das Unidades de Controle Interno, a Estruturas, e a Independência funcional dos controladores. 

O município de Coivaras foi primeiro lugar em todo o Piauí no item Independência Funcional dos controladores, com nota 10.  Neste item, São Gonçalo do Gurguéia ficou em último com 0 ponto. Fartura do Piauí, Guadalupe, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Piauí, Pau D'arco do Piauí, São José do Divino e Socorro do Piauí completaram a lista de município nota 10.

No ranking de estrutura, Barras liderou com nota 7, acompanhado por Cajazeira do Piauí, Canavieira, Castelo do Piauí, Dom Expedido Lopes, Floriano, Luís Correia, Pajeú do Piauí, São Lourenço do Piauí e Teresina. Joca Marques e Santo Inácio do Piauí ficaram em último com 1 ponto.

Já no ranking de Desempenho Altos, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Manoel Emídio, Miguel Alves, Santa Cruz do Piauí, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí e Tamboril do Piauí lideram ambos com pontuação 6. Aroazes e Dirceu Arcoverde ficaram um ultimo com 0 ponto.

SOBRE O CONTROLE INTERNO 

Segundo o TCE, a atividade do controle interno constitui um dos principais pilares da Governança do Setor Público e tem o papel de direcionar, monitorar e avaliar os atos de gestão, auxiliando o prefeito e a equipe gestora a alcançar objetivos importantes e a melhorar de forma contínua o seu desempenho, além de contribuir para redução dos riscos de fraudes, erros e práticas ineficientes e antieconômicas.

O relatório elaborado pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) revela que 60% dos municípios piauienses contam com apenas um único servidor como apoio técnico nas Unidades de Controle Interno (UCI) das prefeituras, e apenas 17,9% contam com sistema de gestão informatizado. 

Na nota geral, Brejo do Piauí ficou em primeiro lugar com 21 pontos. Santo Antonio de Lisboa foi o ultimo com 7 pontos.