Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:55

Operação Vértice: Outra funcionária da prefeitura de Castelo é presa suspeita corrupção no CE

O esquema é investigado pelo Ministério Público do estado

 Foto: Tony Sales

Hellen Cristine Soares Alves, foi presa na tarde desse domingo (20), acusada de envolvimento em um esquema de improbidade administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes em licitações e peculato na Câmara Municipal de Crateús-CE. O esquema é invetigado pelo Ministério Público do estado.

Hellen Cristine é funcionária da Prefeitura de Castelo do Piauí, ela foi nomeada como Coordenadora de Recursos Humanos da Prefeiura do município, em portaria de nº 76/2018, publicada no dia 14 de maio de 2018. Também ocupava o cargo de Gerente Financeira do Fundo de Previdência dos Servidores Públicos de Castelo, a nomeação foi dada pela partaria 100/2018 publicada em 18 de setembro de 2018.

O Em Foco tentou falar com o prefeito de Castelo Magno Soares, para comentar a prisão de mais uma servidora da prefeitura, mas o gestor não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens enviadas.

A Gerente Finaceira Hellen Cristine não é a primeira pessoa com ligação com a prefeitura de Castelo a ser presa pela mesma Operação Vértice. Antonia Shirley Maria Soares Azevedo foi presa na mesma operação. Ela foi controladora da prefeitura de Castelo do Piauí, na região dos Carnaubais, nos últimos 03 anos. Ela foi nomeada para o cargo pelo cunhado, o prefeito Magno Soares, através da portaria Nº 010/2017, de 02 de janeiro de 2017.

Antonia é dona da empresa “SS Contabilidade & Consultoria”, de Crateús, que presta serviços de contabilidade para a câmara. A mulher foi presa no último dia (17), quando promotores de justiça a a polícia civil, compriram mandados de prição em Crateús e outras cidades do Ceará.

Sobre esse caso de Antonia, o prefeito Magno Soares, disse ao Em Foco que a servidora comissionada foi exonerada no mês passado. Questionado o motivo da exoneração, Magno disse que a informação não competia ao repórter.

O Em Foco fez pesquisa no Diário Oficial dos Municípios e não encontrou a portaria de exoneração da servidora no mês citado pelo prefeito, voltando a fazer contato com o gestor. Ao ser questionado sobre o número e data da portaria, o prefeito disse que queria mesmo saber era qual a ligação que tem um processo lá no Ceará com Castelo?

Como a caso envolvia uma funcionário de um cargo importânte na prefeitura, caberia as explicações do gestor, mas o prefeito disse que não sabe o número da portaria, nem data, nem se a portaria foi publicada, porque quem cuida disso é assessoria. A reportagem pediu o contato do responsável e o prefeito mandou procurar aí [no diário oficial] e desligou o telefone.