Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:47

Três escolas municipais de Sigefredo Pacheco tem alto desempenho na execução do PDDE

 

Três escolas do município de Sigefredo Pacheco, José Ribeiro da Luz, Monsenhor Mateus e Maria da Paz Sousa,  foram  classificadas com atuação de alta qualidade,  são aquelas escolas da educação básica que receberam nota 9 ou mais em seu desempenho, no ano de 2019, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE). O IdeGES é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.

Segundo a secretária Elizangela Gomes os gestores tem acompanhamento da execução e suporte para execução do programa por parte da secretaria que tem uma supervisão responsável pelo acompanhamento. Além disso passam por formações  mensai que tratam de diversos temas não só pedagógicos, mas também administrativos e financeiros.

Ela aproveita a oportunidade para parabenizar os gestores escolares, pois o mérito é deles que executam o programa com autonomia e responsabilidade; Jesualdo Pereira da escola Maria da Paz que ficou com índice (9.98),  Reijane Soares da escola Monsenhor Mateus com índice (9.95)   e Auridéia Alves da escola José Ribeiro da Luz com o índice  (9.74) .

SAIBA MAIS

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um programa federal implantado, em 1995, pelo Ministério da Educação (MEC) que e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que disponibiliza assistência financeira às escolas, de maneira suplementar, com a finalidade de apoiar a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, além de fortalecer a participação social e a autogestão escolar, o que acarreta na elevação do desempenho escolar, de modo que toda criança tenha acesso e possa permanecer em uma escola dotada de recursos didático-pedagógicos e humanos bem preparados.

Como avaliar se o desempenho do IdeGES PDDE está bom ou ruim?

O desempenho do IdeGES PDDE pode ser classificado em cinco níveis: Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto e Muito Alto, de acordo com a nota final do indicador. As faixas de classificação estão indicadas na escala abaixo: