Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:24

Pacientes com Covid-19 são transportados de forma irregular em Cabeceiras do Piauí

 

Pacientes com suspeito e com o novo coronavírus estão sendo transportados em veículo inadequado na cidade de Cabeceiras do Piauí. A denúncia é do vereador Marcos Tadeu.

Segundo o parlamentar, um veículo S10 cabine dupla, denominado de Ambulância Rural, está sendo usado para transportar pacientes com suspeita e com a COVID-19, no município.

“Sempre tenho cobrado um transporte adequado pra transportar os pacientes, por que sei que é necessário. Hoje, tem motorista isolado em nosso município por ter contato com paciência infectado” disse o parlamentar.

Na quarta-feira (24), o veículo transportou um paciente infectado com covid-19 de Cabeceiras para Teresina e de Teresina a Cabeceiras do Piauí,  expondo o motorista à possível contaminação. O motorista foi afastamento dos serviços e se encontra em isolamento.

Ainda segundo o parlamentar, pacientes, acompanhantes e motoristas ocupam o mesmo espaço dentro da cabine do veículo, desrespeitando a Recomendação Técnica nº 008/2020 do Governo do Estado do Piauí, que diz no item 1. “Restringir o acesso da cabine ao salão da ambulância” e “Melhorar a ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte”.

O vereador ainda diz que a única ambulância do município está quebrada há dias e por isso o transporte de paciente é feito em uma caminhonete.

O OUTRO LADO

O Em Foco tentou falar com o prefeito Zé Joaquim, mas seu telefone estava fora de área. Não conseguimos contato com a secretária municipal de Saúde,  Ana Mota, que é esposa do prefeito.