Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:35

Relatório indica que mais de 45 presos tiveram infecção por meio de contaminação na água em Altos

 Fonte: G1

Um relatório preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) indicou que a infecção que mais de 45 presos tiveram na Cadeia Pública de Altos foi causada por contaminação na água do presídio, de acordo com o Ministério Público do Piauí (MP-PI). O órgão confirmou ao G1, nesta terça-feira (19), que a informação foi passada pela Sesapi durante audiência realizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Altos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) disse que iria entrar em contato com a empresa que realiza os serviços de limpeza do reservatório e tratamento da água na unidade e que, até que a situação seja resolvida, o abastecimento de água dos detentos será feito com água mineral.

Conforme o relatório preliminar, a contaminação seria pela presença de coliformes fecais na água. O quadro clínico de alguns dos detentos teria indicado leptospirose, infecção causada por bactéria transmitida por animais como o rato por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.

Um dos detentos internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no início do mês, identificado apenas pelas iniciais F.W. M. S., morreu na noite da quinta-feira (14) após apresentar insuficiência renal, septicemia e pneumonia.

A Sesapi disse ao G1 que não iria comentar o relatório. O promotor Paulo Rubens Parente Rebouças informou que um procedimento foi instaurado e que o relatório finalizado ainda está sendo aguardado.

O promotor afirmou que o procedimento foi encaminhado para o Núcleo de Promotorias de Execução Penal de Teresina.