Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:02

Leito Clínico feito pela Prefeitura de Altos vira polêmica na internet; VEJA

 

A Prefeitura de Altos entregou nesta semana uma reforma feita no Hospital Municipal José Gil Barbosa. O objetivo foi abrir uma ala especifica para colocar pessoas contaminadas com o Coronavírus e para os profissionais que irão tratar os doentes.

“A ala está equipada com leitos clínicos”, disse a prefeita Patrícia Leal em uma postagem em seu facebook que acabou virando polêmica. Os seguidores da gestora questionaram a aplicação correta dos recursos por conta das imagens que mostram poucos, ou quase nada nas salas, principalmente na sala onde seriam o leito clínico onde aparece apenas uma cama de ferro com um colchão e um cilindro ao lado sem nenhum acessório para que possa ser utilizado.

A gerente de enfermagem do hospital, Honoiza Ravena Gerente, disse que “Os pacientes vão chegar aqui, vai ter a enfermeira que é do acolhimento. (...) Nós temos três leitos clínicos esperando para atender os pacientes e eles ficarão em isolamento sanitário, que a gente chama. Isso independe se ele esteja suspeito ou confirmado. Aí a gente tem uma equipe própria que vai ficar dentro desse local, não vai ter contato com o restante do hospital”, comentou ela informando ainda que se o paciente tiver uma intercorrência mais grave será encaminhado para Teresina.

A Prefeita Patrícia Leal informou em um vídeo que estava “entregando à população essa área feita exclusivamente para as pessoas com suspeita de COVID. Preparamos leitos novos, colchoes novos, lençóis novos, dispensadores de álcool em gel, lixeira, tudo de acordo com o protocolo. A gente obedeceu ao protocolo que existe para o COVID”.

A gestora não revelou o valor aplicado na obra e na aquisição dos equipamentos. Ela também não informou se irá fazer uma prestação pública da forma que investiu os recursos enviados pelo Governo Federal.

REPASSE DO COVID-19

O Governo Federal destinou aos Estados e Municípios recursos para à compra de materiais e insumos, aberturas de leitos, pagamento de profissionais de saúde e outras ações que os municípios e estados julgarem necessário para o combate ao Covid-19.

A Prefeitura de Altos foi beneficiada com um montante de R$ 3.653.507,71. Destes, apenas R$ 6 mil aparecem como gastos realizados até o momento, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O TCE criou uma ferramenta “Painel Covid-19 Piauí”, que permite o acompanhamento, de forma rápida e simplificada, dos recursos que vêm sendo recebidos e utilizados pelo Estado e pelos municípios piauienses no combate à pandemia do novo coronavírus.

O gasto feito pela Prefeitura de Altos, segundo relatório do TCE, foi com uma gráfica que foi contratada para confecção de totem de estrutura metálica com revestimento de alumínio personalizado em adesivo vinil e suporte para álcool em gel.