Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:39

Câmara celebra o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias com Sessão Solene

 Fonte: Ascom da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Campo Maior realizou, nesta sexta-feira (04), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agende de Combate às Endemias, comemorado em 4 de outubro.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara de Campo Maior, vereador Fernando Miranda; pela vice-presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Maria Célia de Araújo; pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Raimunda Gomes Matos; pelo presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias, Raimundo Barros, pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda; e pelo Secretário Municipal de Governo, Carlos Torres.

Para Marcelo Miranda, a categoria é composta por trabalhadores comprometidos com o serviço de prevenção de doenças e promoção de saúde: “Me sinto lisonjeado por estar participando desta sessão solene em homenagem aos ACEs e as ACSs não só como secretário de saúde, mas como amigo de vocês. Nós estamos há pelo menos 8 anos trabalhando juntos, e eu digo a todos que me sinto muito confortável em trabalhar com esta categoria, pois são pessoas esforçadas e comprometidas com o trabalho, o que nos motiva ainda mais a estar à frente da secretaria.

A presidente do sindicato, Raimunda Matos, disse que o dia é de agradecimento: “A palavra de hoje é gratidão! Gratidão pela vida, por esse dia, pela vida e por nossa gestão. O dia do Agente de Saúde poderia ser em qualquer outro dia, mas hoje também é dia de São Francisco, e quem conhece a história deste homem de Deus vai entender a importância desta coincidência”, disse.

O presidente da Câmara, Fernando Miranda parabenizou os ACS e ACE pelas comemorações e falou da importância do serviço que eles prestam à comunidade: “Quero reiterar e concordar com todos os elogios aqui prestados aos ACEs e ACSs. É uma data mais que especial, pois são eles que estão à frente no caminho para a manutenção e promoção da saúde da população”, disse.

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles realizam atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

Ser agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias (ACE) é antes de tudo ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Ser agente de saúde e endemias a ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. E ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.