Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:30

Pedalada Pela Vida chama atenção contra suicídio em Boqueirão do Piauí

 Fonte: Rapadura News

A Prefeitura de Boqueirão do Piauí por meio da Secretaria de Saúde realizou na tarde da última terça-feira (24), a I Pedalada Pela Vida em alusão ao Setembro Amarelo, Campanha Nacional pelo mês da prevenção ao suicídio. O evento teve como objetivo alertar a população sobre o suicídio.

A pedalada contou com a participação de profissionais da secretaria de saúde, do NASF, do GRAVB, da atenção básica, secretários, vice-prefeito bem como, pessoas que aderiram à campanha de forma consciente e solidária.

A secretária de saúde Elgilene Silva participou de todo trajeto e comentou sobre a importância de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública e é preciso abrir espaço para discutir esse tema, não somente hoje. Quem tiver precisando de ajuda pode procurar o NASF do nosso município que vai encontrar profissionais como psicólogo que podem ajudar com tratamento que salva vidas”. Disse a secretária.

Após a pedalada houve palestra sobre a importância da conversa na prevenção do suicídio com a psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF. "É alarmante o numero de casos de suicídio. No Brasil, dados apontam que 32 brasileiros se suicidam por dia, portanto quem estiver passando por um momento difícil pode procurar ajuda de profissionais de saúde. Aqui no município fazemos atendimento no NASF, mas existe outros canais que oferece ajuda como o Centro de Valorização da Vida – CVV, que qualquer pessoa pode ligar a qualquer hora através do número 188.”  Comentou a psicóloga Darciane Brito.

SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.