Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:12

SMS de N.Senhora de Nazaré participa do IX Congresso de Secretário Municipais de Saúde do Piauí

 Fonte: Divulgação

A prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré marcou presença na 6ª Mostra de Experiências Exitosas Piauí, aqui tem SUS. No XI Congresso do COSEMS-PI, realizado em Teresina, no Rio Poty Hotel nos dias 22 e 23 de Abril de 2019.

Com a parceria da secretária de saúde, Maria da Conceição Felipe juntamente com o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré, a fisioterapeuta, Fabiana Alves da Silva do NASF do município apresentou o trabalho que ela realiza junto aos seus pacientes com o objetivo de aliviar as dores crônicas.

Com o tema “Terapias Integrativas no enfrentamento da dor crônica em pacientes atendidos pelo setor de fisioterapia do NASF: uma abordagem de "educação em dor"; a fisioterapeuta explicou como é realizado o grupo, com aplicação de AURICULOTERAPIA, realização de meditações guiadas, dinâmicas, e temas direcionados aos enfrentamentos das dores físicas e emocionais, após ser implantado o grupo no município foi inserida a atuação da psicologia que fortaleceu o grupo e tornou-o sucesso que é hoje.

“Existe muitas crenças limitantes, conceitos retrógrados levando ao medo, angustias, excesso de medicações, repouso exagerado, sedentarismo por cautela, tudo isso levando ao isolamento no domicílio, exclusão da vida social, aí vem a ansiedade, depressão, etc... São ciclos que podemos evitar e resgatar com a abordagem desse grupo cujo o objetivo é  adicionar as terapias integrativas como forma de estabilização da saúde, buscando um bem-estar físico, psíquico e um equilíbrio energético, para a abordagem de educação em dor; demonstrar através das dinâmicas que o movimento é possível; provocar uma reflexão interna sobre auto responsabilidade em saúde" relata a fisioterapeuta, Fabiana Alves.