Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:52

Em meio a ‘crises das prefeituras’ prefeito de Boqueirão do PI aumenta o próprio salário

 Zé Rezende e Solteiro em foto de 2015 quando os dois eram prefeitos de Boa Hora e Boqueirão, respectivamente

Desde que o Brasil entrou em crise com desemprego e inflação, que todos os prefeitos do Piauí têm usado a palavra “crise” para justificar quase todas as desordens, como salários atrasados, não pagamentos a fornecedores e falta de investimentos. Mesmo os repasses do Fundo de Participação dos Municípios terem mostradas altas em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Boqueirão do Piauí, município a 126 km ao norte de Teresina, o prefeito Valdemir Alves da Silva, o Solteiro (PT), aumentou o próprio salário, do vice-prefeito e dos cargos comissionados, como secretários, por exemplos. O aumento foi feito por decreto, sem a aprovação da câmara de vereadores.

A última vez em que os salários do poder executivo municipal tiveram aumento aprovados pela câmara de vereadores foi no ano de 2012, quando o prefeito tinha um salário de R$ 10.000,00. Em 2017, Solteiro usou um decreto e elevou o salário para R$ 12.000,00. No decreto baixado em janeiro, não consta os valores dos vencimentos de prefeito, vice-, secretários e comissionados. Diz apenas que deve ser corrigidos de acordo com Índice Geral De Preços do Mercado - IGP-M.

Em janeiro, o IGP-M registrou acumulado nos últimos 12 meses de 6,75.

DENUNCIA FOI FEITA PELO EX-PREFEITO DE BOA HORA

A decisão do prefeito de Boqueirão do Piauí não é ilegal, mas não pegou bem e repercutiu bastante nas redes sociais, depois que o ex-prefeito de Boa Hora, Zé Resende, divulgou a informação. Várias pessoas comentaram achando desnecessário o aumento e outras sem entender o porquê da denuncia de um ex-colega.

Zé Rezende foi prefeito de Boa Hora de 2013 a 2016, mesmo período do primeiro mandado de Solteiro em Boqueirão do Piauí. As duas cidades fazem limites e a distancia das sedes é de cerca de 10 km.

Ao Em Foco, Zé Rezende disse que hoje é repórter e apesentador de um programa de rádio em Piripiri. Que seu papel é investigar e correr atrás da notícia.

"Vejo o diário oficial dos municípios diariamente.Vi lá e dei a notícia" disse Rezende