Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:10

Seis municípios da região dos Carnaubais serão contemplados com o Projeto Rondon

 Com informações da CCom

Em janeiro de 2019, ocorrerá no Estado do Piauí a Operação “Parnaíba” do Projeto Rondon que contemplará em torno de 15 municípios do estado e terá como centro regional a cidade de Teresina. A iniciativa será realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação-Geral do Projeto Rondon em parceria com o Governo do Estado do Piauí e prefeituras municipais, com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e contará também com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país.

Irão participar do projeto estudantes e professores universitários, em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes. Cada município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por:

Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e;

Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O coordenador geral do projeto Rondon Almirante Vitor Cardoso explicou o projeto e os seus benefícios para as cidades contempladas, “ É um prazer muito grande para nós do Ministério da Defesa estarmos aqui hoje em Teresina para fazer o lançamento desse maravilhoso projeto social. Estamos assinando junto com o Governo do Estado o acordo de cooperação que vai permitir acontecer a operação em Janeiro. O projeto Rondon tem a capacidade de integração social muito grande porque a gente traz estudantes universitários de diversas instituições de ensino e com isso a gente desenvolve ações sociais que permanecerão na comunidade. Então, ganha a comunidade que vai receber essas informações e poderá usufruir delas e ganha o universitário que passa a conhecer mais as cidades do seu estado e suas necessidades. Ele amplia sua visão de integração”, explicou.

Os municípios confirmados para o projeto são: Boa Hora do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São Miguel do Tapuio. Pelo menos mais quatro municípios serão confirmados.

Projeto Rondon

Desenvolvido desde a década de 60 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno, em 2011 com a Operação Zabelê e em 2014 com a Operação Velho Monge. A Universidade Federal do Piauí já participou uma vez da Operação Centro-Norte/Goiás (municípios de Goiás) no ano de 2009.

Nestes 13 anos, o Projeto Rondon realizou 79 operações, em 1.174 municípios de 24 Estados, com 2.226 participações de Instituições de Ensino Superior (IES) e 22.082 rondonistas (universitários e professores), atingindo com suas ações multiplicadoras cerca de 2 milhões de pessoas.