Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:39

Buriti dos Montes entra em estado de alerta para dengue, zika e chikungunya

Com nota de 1,3, o município aparece na oitava posição estadual

 

Um levantamento do Ministério da Saúde divulgado nessa quinta (24) mostra Buriti dos Montes entre as 10 cidades do Piauí que estão em estado de alerta para surto de dengue, zika e chikungunya. Com nota de 1,3, o município aparece na oitava posição Estadual. Buriti é o única cidade da região dos carnaubais que aparece no ranking. 


Na lista estão as cidades: Milton Brandão, Pedro II, Monsenhor Hipólito, Alvorada do Gurgueia, Regeneração, Lagoa do São Francisco, Bonfim do Piauí, Buriti dos Montes, Pio IX e Cocal.  Outras 53 cidade do Piauí estão classificadas como em situação satisfatória. 


Os dados compõem o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Eles apontam que 855 municípios brasileiros estão em situação de alerta e risco, enquanto 1.429 cidades aparecem como satisfatória para as doenças transmitidas pelo mosquito. 


A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. 


“Neste ano, a diferença da campanha é que estamos mostrando as consequências de não combater os focos do mosquito. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito esse gesto. Vamos reforçar, ainda mais, a necessidade de eliminar os criadouros, convocando toda a sociedade para esse trabalho”, destacou o ministro da Saúde Ricardo Barros.

 

Repórter Otávio Neto