Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:38

Eleição em São Miguel do Tapuio e mais duas cidades segue indefinida

Lincoln Matos (PTB) aguarda a decisão da justiça para saber se foi eleito

 Foto: Reprodução

No Piauí, três candidatos a prefeito não tiveram os votos computados devido suas situações de pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral. Os candidatos de Itaueira, Miguel Leão e São Miguel do Tapuio terão que esperar a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saberem se foram eleitos. Os candidatos aparecem sem votos, ou seja, eles não tiveram os votos validados devido à sua situação jurídica. Dessa maneira, não há como saber quem ganhou as eleições nesses municípios. 

 

Em Miguel Leão, o professor Joel (PSD) aguarda o resultado do recurso aberto junto ao TSE. O candidato à reeleição teve o pedido de registro de candidatura indeferido no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI) e é acusado de conduta vedada. Ele teve seu registro cancelado e o partido ingressou com recurso, mas que ainda não foi julgado.

 

Lincoln Matos (PTB), candidato à reeleição na cidade de São Miguel do Tapuio, também aguarda a decisão da justiça para saber se foi eleito. Além de ter o pedido de registro de candidatura indeferido pelo TRE por meio da lei da Ficha Limpa, o prefeito possui um pedido de impugnação, movido também pela oposição, que leva em consideração decisões do Tribunal de Justiça que condena Lincoln Matos por crimes de responsabilidade ao apropriar-se de bens públicos para proveito próprio.

 

Já em Itaueira, o candidato à reeleição Quirino Avelino (PTB) entrou com recurso na instância superior após ter a candidatura indeferida pelo TRE. Ele teve duas prestações de contas reprovadas no Tribunal de Contas e na Câmara Municipal e, por isso, é considerado inelegível.

 

“Eles tiveram os pedidos indeferidos aqui e participaram normalmente das eleições. Eles concorreram e foram votados, mas os votos não são considerados válidos ainda. A resposta de que ele foi eleito só sai após a decisão do TSE”, explicou o Desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI.

 

Fonte: Jornal O Dia 

Por Otávio Neto