Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:49

Conduites foram usados em rede de abastecimento de água na Árvores Verdes

Mangueiras de instalações elétricas (conduites) foram utilizadas para levar água a moradores na zona rural e estavam contaminando a água.

 

Mangueiras para instalações elétricas (conduítes), produzidas especialmente para instalações elétricas foram utilizadas pela gestão anterior em Cocal de Telha para implantar sistema de abastecimento de água na Localidade Arvores Verdes.

Embora com a boa intenção de amenizar o problema da excassez de água na região, a gestão municipal da época, não levou em consideração os perigos a saúde da população que temia contaminação geral. As mangueiras instaladas são flexíveis e quebram facilmente provocando desperdício de água. O contato direto com o solo, a água chega as casas contaminadas.

Nas últimas semanas a comunidade se reuniu e em um grande mutirão deram início a substituição das mangueiras por canos doados pelo DNOCS ao município. Todo o processo foi acompanhado e executado pela própria comunidade sob a coordenação dos representantes dos órgãos responsáveis pela troca dos canos da rede de distribuição.

Nesta primeira etapa foram substituídos quase 2 km de rede de distribuição atendendo cerca de 100 pessoas diretamente que passaram a ter uma água limpa e saudável em suas torneiras. A atitude da  comunidade foi bastante elogiada. O objetivo foi alcançado graças ao empenho de todos os moradores. Na comunidade ainda serão perfurados e instalados cerca de três poços que reforçará a rede de distribuição.