Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:38

Gabriel Mendes vai a julgamento por supostas irregularidades em Assunção

Na denúncia, o gestor é acusado de nomear cerca de 60 pessoas sem publicação no diário oficial. Desse número, 40 eram diretores de escolas fantasmas

 Foto: Assunção Livre

O prefeito de Assunção do Piauí, Gabriel Mendes, vai a julgamento na 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado na próxima quarta-feira (22/06). O gestor é acusado de irregularidades no exercício financeiro do município de 2010 a 2013. Gabriel teria nomeados servidores sem publicação no diário Oficial e diretores para escolas fantasmas. 


A denúncia foi realizada ao TCE pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Assunção do Piauí. Segundo a presidente Francisca Alves Pereira, o gestor disponibilizou as prestações de conta do ano 2010 e 2011 somente em outubro de 2012. Já a prestação de conta de 2012 encontra-se indisponível para a consulta pública. 


O sindicato alega ainda que o prefeito concedeu aos comissionados da Secretaria de Educação reajuste salarial de 25% enquanto os concursados de apenas 9%. Na denúncia, o gestor é acusado de nomear cerca de 60 pessoas sem publicação no diário oficial. Desse número, 40 eram diretores de escolas fantasmas. 


“Foram contratados ilegalmente, para atender interesses eleitoreiros, cerca de pelo menos 60 pessoas, variando de acordo com negociações políticas; cerca de 40 diretores de escolas fantasmas, pessoas sem qualificação para o exercício do magistério e que não faziam parte do quadro da educação municipal, muitos sequer possuíam ensino fundamental”, diz um trecho da denúncia. 


Além desse processo, a 2ª Câmara julgará ainda a prestação de contas do prefeito Gabriel Mendes referente ao ano de 2012. A relator é o conselheiro substituto Jackson Veras.

 

Repórter Otávio Neto