Outubro Rosa: Precisamos falar sobre o câncer
A cada 10 minutos uma pessoa é diagnosticada com câncer de mama no Brasil. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão 16.340 novos casos em 2016, um aumento de 4,8% na incidência (15.590 registrados em 2015). Estima-se ainda que mais de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos.
Em Campo Maior, você pode recorrer às clinicas credenciadas pelo SUS para fazer sua mamografia sem pagar nada, uma das mais procuradas por realizar a campanha outubro rosa é a Carminda Paz, localizada no centro, basta você mulher comparecer a partir das 08 da manhã com documento de identificação e ou cartão do SUS. No Hospital Regional de Campo Maior de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, também munidas de documentos para fazer sua mamografia.
|
|
Tags:
Siga nossas redes sociais

Comentários
Artigos relacionados
Número de feminicídios cresce em 50% em Teresina e cai no interior do Piauí em 2018
Segundo o levantamento divulgado, nove mulheres foram vítima de feminicídio em Teresina no ano de 2018, número 50% maior do que o registrado em 2017.
leia maisAlarmante os dados de casos de feminicídios no Piauí
Os feminicídios ocorridos em Teresina, apenas no primeiro semestre deste ano, já ultrapassaram em mais de 30% os casos registrados em todo o ano de 2017, segundo a Secretaria de Segurança do Piauí. Es
leia maisCampanha pretende alertar mulheres sobre assédio no Carnaval
As mulheres de Campo Maior podem contar com Campanha preventiva contra assédio no carnaval
leia maisAudiência Pública discute Violência contra as Mulheres
Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres desenvolve atividades pela Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
leia mais