Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:54

Treinar inteligência emocional aumenta o desempenho escolar, indica estudo

Segundo o estudo, o modelo SEL apresenta resultados eficientes em todos os níveis da educação, desde o ensino fundamental até o colegial.

 

Faz tempo que eu bato nesta tecla da Inteligência Emocional, mas na verdade  não temos para onde fugir, este é o caminho para o sucesso em qualquer área de atuação, seja educacional, profissional ou pessoal. Quanto mais cedo despertarmos para esta realidade, mais cedo obteremos nosso espaço e nosso próprio êxito. O texto abaixo foi retirado na integra site  “Escola da inteligência” e é muito animador. Vejam e avaliem:

 

“Diante desse cenário, uma nova abordagem de ensino tem surgido no ambiente educacional: trata-se de SEL, sigla em inglês para “aprendizado emocional e social”. Segundo artigo publicado no Washington Post, esse novo método consiste em treinar o estudante para pensar e agir de uma forma positiva.

 

Segundo o jornal norte-americano, o método foi aplicado em duas universidades localizadas em Chicago: na Universidade de Loyola e na Universidade de Illinois, em um estudo, divulgado no jornal Child Development.

 

Durante a pesquisa, um grupo de estudantes foi analisado por um período, no qual participaram de aulas voltadas ao desenvolvimento emocional e social. O resultado mostrou que os alunos que tiveram essas aulas tiveram uma melhora de 11% em relação ao resultado obtido nas provas, comparados aos estudantes que não participaram da experiência.

 

Além disso, também houve um avanço em relação a características pessoais positivas como boas habilidades para o convívio social, melhor comportamento, maior cooperação e disposição para ajudar os colegas. Segundo o jornal, os efeitos do estudo puderam ser observados até 6 meses depois que a pesquisa foi concluída.

 

Segundo o estudo, o modelo SEL apresenta resultados eficientes em todos os níveis da educação, desde o ensino fundamental até o colegial. O método também é eficiente quando aplicado em diferentes ambientes de ensino, desde escolas urbanas até as localizadas em áreas rurais.

 

Para os autores da pesquisa, treinar as habilidades emocionais dos alunos no ambiente acadêmico é importante porque pode motivá-los a persistir nos seus objetivos, fazendo com que enfrentem os desafios mais facilmente. De acordo com os especialistas, os estudantes que conseguem manter a própria motivação, sabendo controlar o seu próprio comportamento e o seu nível de estresse, costumam aprender melhor e conquistar melhores notas.”

 

Texto: Universia Brasil