Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:09

Porque o ácido fólico é indispensável para mulheres grávidas?

 

Muitas mulheres devem se perguntar o porquê da importância do ácido fólico no organismo, e muitas delas acreditam que devem tomar somente no período da gravidez. Se você pensa assim, pare agora e leia com atenção sobre os cuidados e a grande importância que esta vitamina irá te favorecer.

 

Mas afinal, o que é o ácido fólico?

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Muitas mulheres acham que essa vitamina serve para engravidar e não conhecem os grandes benefícios que esse medicamento tem. Bem, o ácido fólico ou vitamina B9, nada mais é do que um complemento de vitamina que todas as mulheres devem ter principalmente no período em que está pretendendo engravidar, ou seja, deve já ser tomado muito antes de você programar a ser mamãe. É claro que é de suma importância fazer uma consulta com sua ginecologista e relatar suas dúvidas sobre quais medicamentos você deve tomar enquanto está pretendendo ter uma gravidez, e então, ela irá esclarecer quanto à importância em tomar o ácido fólico.  Ao contrário do que muitas pensam que esse medicamento só deve ser tomado no período gestacional, esse medicamento é mais do que importante tomar meses antes das tentativas de se ter um período gestacional.

 

Para que serve o ácido fólico?

Conforme já foi relatado, quando se deseja engravidar, uma providência imprescindível é iniciar o tratamento com ácido fólico e tomar diariamente e ininterruptamente até as 12 semanas de gestação. Deve ser consumido antes mesmo da gravidez, preferencialmente 3 meses antes de engravidar, ou logo depois que confirmar que está grávida, pois a divisão celular ocorre nas primeiras semanas de gravidez e é nessa fase que o ácido fólico mais pode ajudar, por isso é tão importante iniciar a ingestão meses antes da gravidez, equilibrando as taxas da vitamina no organismo e preparando-o para a gestação.

 

Quais alimentos podem ser encontrados o ácido fólico?

Em verduras de folhas verdes escura, espinafre, brócolis, suco de laranja, fígado de boi, melão, couve manteiga, agrião, feijão, germe de trigo, gema de ovo, abóbora, cenoura, tomate, cogumelo, ervilha, levedura de cerveja, amendoim, chicória, nozes, castanha, aspargo, arroz branco, abacate, grão-de-bico, etc. Sendo que a melhor forma de consumi-los é ‘in natura’, pois quando cozidos podem perder até 90% da concentração de ácido fólico.

 

Benefícios de tomar o ácido fólico:

Òtimo para a imunidade, fundamental para a função cerebral, bom para a pele, unhas e cabelos, é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. 

Natália Pulúcio