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  10:09

BOAS VENDAS

Por mais que sejamos bons em alguma coisa, sempre temos o que aprender. Sempre podemos melhorar.

 

Não existe mais espaço no mundo para quem acha que já sabe tudo. As coisas acontecem muito rápido com o fenômeno da globalização, os acontecimentos e os conhecimentos ficam obsoletos rapidamente, havendo necessidade mais e mais de se estar o tempo inteiro em busca de novas competências e novas habilidades.

 

Quem entende desta forma sai na frente e consegue enfrentar melhor as dificuldades naturais do mercado. Além disso, estamos diante de um público cada vez mais exigente e esclarecido, que não se deixa enganar ou ser lesado nos seus direitos, principalmente no direito de ser bem atendido. A concorrência também é muito grande, os produtos ofertados geralmente são os mesmos do concorrente, os preços também, então o que é que faz um cliente comprar em uma loja e não  em outra é a qualidade do serviço  a ela oferecido. O tratamento dispensado pela equipe que a atende.  O diferencial é o humano, não o material. Por isso precisamos investir mais no Ser Humano. Acreditar e desenvolver seu potencial.

 

Quando uma empresa possui um quadro de colaboradores habilitada para bem atender, ela está preparada para enfrentar os percalços naturais do mercado. Especialmente neste tempo de crise, onde tudo fica mais difícil, conquistar o cliente se torna uma tarefa hercúlea às vezes. Num mercado onde se busca compradores tem que se ter uma equipe de vendedores fenomenais. E na verdade todos nós somos vendedores, estamos sempre buscando clientes e vendendo, além de nossos produtos e serviços, a nossa imagem, nosso trabalho e nosso conhecimento; isso acontece em qualquer área de atuação. E ter essa equipe ideal nem sempre é coisa simples. 

 

Diz o provérbio que, “mais importante que  escolher colaboradores capacitados, é capacitar os colaboradores escolhidos”. Além do mais, sai seis vezes mais barato qualificar seus funcionários, que demitir e contratar novos, que talvez também não estejam à altura do que se espera deles, ou ainda não têm o perfil desejado pela sua empresa. Quando há muita rotatividade de funcionários, há mais despesas com ações trabalhistas e contratação de novos, do que se houvesse tentado resolver as pequenas deficiências com a qualificação do seu quadro efetivo. As pesquisas mostram ainda, que é melhor investir em qualificação que perder clientes por falta de bom atendimento. Vocês sabem  que os motivos que levam uma empresa a perder um cliente são:

Falecimento...................................1%

Mudança ...................................... 3%

Influencia de amigos...................... 5%

Concorrência .................................9%

Insatisfação com os serviços..........14%

Atendimento ruim........................... 68%  

Como mostra a pesquisa, mais da metade dos clientes que perdemos, acontece por insatisfação no atendimento, ou seja por falta de habilidade do vendedor. Por mais que sejamos bons em alguma coisa, sempre temos o que aprender. Sempre podemos melhorar.

 

Pensando nisso, as Casas do Sul, empresa que atende ao público campomaiorense há mais de 40 anos, decidiu presentear seus funcionários com uma palestra sobre “Qualidade no Atendimento”, que aconteceu dia 03  próximo passado, sábado, e contou com a presença de funcionários de três lojas com seus respectivos gerentes. A loja de campo Maior, gerenciada pelo Sr. Domingos, a loja de Barras gerenciada pelo Sr. Etevaldo e a loja de Batalha com sua gerente a Sra. Socorrinha. Foi um momento de muito aprendizado, onde todos participaram com notável boa vontade e alegria.  Foi também um momento de homenagem pela passagem do dia do vendedor que aconteceu dia 01 de outubro. O evento terminou com um farto coquetel onde todos aproveitaram o espaço para se confraternizar e fortalecer os laços de amizade. Quero aproveitar para dar os parabéns a equipe das Casas do Sul, com quem tive a honra e o prazer de dividir experiências. E agradecer pela oportunidade que me foi dada de fazer o que mais gosto na vida, que é trabalhar com o ser humano, contribuindo para a  sua evolução e prosperidade.