Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:22

Piauí é o estado com maior alta em mortes violentas, enquanto média nacional caiu 22%

 Com informações do G1

O estado do Piauí liderou, negativamente, os números de assassinatos nos primeiros cincos meses de 2019. O estado teve aumento de 6%, enquanto a média nacional caiu 22%. O vizinho estado do Ceará, por exemplo, teve uma queda de 53%. Os números fazem parte do Monitor da Violência, uma parceria do site G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Os estados do Tocantins e Roraima também aparecem com aumento do número de assassinatos nos primeiros cinco meses de 2019, mas atrás do Piauí. Os números são comparação com o mesmo período de 2018. 

Somente em maio, houve 3.521 assassinatos, contra 4.327 no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os cinco meses, foram 17.907 mortes violentas — 5,1 mil a menos que o registrado nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2018.

Os dados apontam que:

  • houve 5.108 mortes a menos nos primeiros cinco meses de 2019
  • 23 estados e o DF apresentaram redução de assassinatos no período
  • dois estados tiveram quedas superiores a 30%: Sergipe e Ceará
  • apenas três estados registraram alta de assassinatos: Piauí, Tocantins e Roraima

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ

Piauí: Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí diz que o aumento no número de crimes em maio de 2019 "foi considerado atípico" por conta de casos no interior do estado e que, no mesmo período, houve queda nos números na capital.

Da Redação

Mais de Polícia