Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:45

Vigilância Sanitária mandará analisar água do novo ponto turístico de Barras: Lagoa Azul

 Fonte: Longah / Foto: Divulgação

O novo ponto turístico de Barras, a Lagoa Azul, vai ter sua água analisada pelo Laboratório Central de Saúde do Piauí (LACEN). A informação é da Coordenadora da Vigilância Sanitária de Barras Lívia Rego. De acordo com Lívia, a coleta da água será realizada na primeira semana de julho.

“Recomendo as pessoas a utilizarem a água apenas após o resultado da análise. É uma lagoa muito recente e é importante analisar a composição dela antes para a própria segurança da população”, disse Lívia Rego.

As pessoas se questionam sobre o que dá a tonalidade azulada da água. Geralmente variação de cores em qualquer corpo hídrico se explica pela composição e temperatura da água, a incidência de raios solares e materiais sólidos e orgânicos em suspensão, como algas, fragmentos de rochas e grãos de areia. Na Lagoa Azul, é necessária uma análise mais aprofundada para ver o que dá o azulado à cor. Até porque em alguns pontos do manancial, a tonalidade fica mais escura.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Barras, Assis Carvalho, a lagoa foi recentemente descoberta pela população que utiliza o local para fazer turismo, mas já era conhecida das pessoas da região. “Já instalamos cestos de lixo, placas para orientar. É importante também porque o fluxo de turista pode gerar renda para os empreendedores locais”, ressaltou o secretário.

O local foi utilizado por muito tempo para retirada de areia para a construção civil.

LOCALIZAÇÃO

A Lagoa Azul fica em uma área é do proprietário Francisco de Assis Chumbinho, mas pode ser visitada gratuitamente por todos. Fica localizada no limite da zona urbana com zona rural de Barras. O acesso se dá pela PI-212, que liga Barras à Nossa Senhora dos Remédios. No quilômetro 3, logo após a Fazenda Buritizinho, há a Pedra Grande, ponto onde inicia a estrada vicinal que vai para as localidades São Bento e Ininga.

Ao entrar à direita na estrada, basta andar um quilômetro que chega até a lagoa. A Lagoa Azul fica nas margens da estrada vicinal, a 3 quilômetros do bairro Santinho e totalizando quatro quilômetros do centro de Barras.

José Sérgio

Mais de Cidades