Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:48

Procissão com milhares de pessoas abre o festejo de Santo Antonio em Campo Maior

 Fotos: Fábio Wellington

Teve início na tarde desta sexta-feira (31/05) as festividades em louvor a Santo Antonio, padroeiro da cidade de Campo Maior (82 km ao norte de Teresina). A festa termina no dia 13 de junho e é o maior evento religioso e cultural do norte do Piauí.

A equipe do Em Foco acompanhou a Procissão da Bandeira, que leva o mastro do santo da Catedral de Santo Antonio à Patronado. O Bispo de Campo Maior, Dom Francisco, deu as boas vindas aos fieis e abriu oficialmente a procissão. Já eram 17:35hs quando a imagem de Santo Antonio saiu da capela para o pátio do Patronato, dando início a caminhada de aproximadamente 2km ate a Catederal de Santo Antonio.

 

O mastro, também chamdo de "pau de Santo Antonio" é um dos pontos altos da procissão. Homens e mulheres disputam espaço para carregar ou pelo menos tocar no tronco de carnaúba que mede 14 metros de comprimento e pesa aproximado de 300 Kg

DONA DE CASA AGRADECE A SANTO ANTONIO POR GRAÇA RECEBIDA

Em meio a milhares de pessoas, o Em Foco encontrou a senhora Maria Elenice (foto abaixo), de 47 anos, moradora do Bairro São João em Campo Maior. Ela acompanha a procissão há quatro anos e segue o percurso descalço, levando uma vela e vestindo a cor branca. Dona Maria faz a penitência pela graça recebida depois de se apegar a Santo Antonio. A dona de casa sofreu um aneurisma e, depois de ter passado por cirurgia, conseguiu se recuperar. Segundo ela, foi um milagre e ela atribuiu ao pedido feito ao santo.

LEVANTAMENTO DO MASTRO QUE QUEIMA DE FOGOS

Por volta das 19hs a imagem de Santo Antonio chegou ao pátio da Catedral. O Bispo Dom Francisco e fiéis já aguardavam. O momento de subir o mastro é bastante esperado e era tenso até o ano passado. Homens ficam na torre da igreja para puxar as cortas que levantam o mastro e uma pessoa subia no mastro para desamarrar as cordas, mas esta última foi retirada no ano passado, devido ao risco de um acidente. Só depois acontece a fala do Bispo do pároco e do prefeito municipal e a queima de fogos, sendo aberto oficialmente os festejo do glorioso Santo Antonio.

Da Redação

Mais de Cidades