Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:53

Policiais que espancaram preso dentro de delegacia no Piauí são denunciados formalmente pelo MP

 Fonte: G1

O Ministério Público do Piauí ofereceu denúncia contra os dois soldados que aparecem em vídeo espancando um homem preso e algemado, dentro da delegacia da cidade de Piripiri. De acordo com o promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro, a vítima enquanto estava detida foi submetida a sofrimento físico, que configurou o crime de tortura. Um cabo também foi denunciado por omissão.

Para o pedido, o promotor tomou como base a gravação das agressões, depoimento da vítima, depoimento dos denunciados, exame de corpo de delito e depoimentos de testemunhas. Os policiais denunciados foram: Elvison Rafael de Sousa Monteiro, Agostinho Francisco de Sousa Neto, Domingos de Silva Sousa.

Na denúncia enviada nessa quarta-feira (17) ao juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Piripiri, o promotor requereu: a condenação dos denunciados à pena privativa de liberdade pertinente, cumulada com a perda do cargo e com a interdição de seu exercício pelo dobro do prazo da pena privativa de liberdade aplicada; além do arbitramento de valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando o prejuízos sofrido pela vítima.

No vídeo, gravado dentro da Delegacia de Polícia Civil de Piripiri, dois policiais militares agridem um homem que está sentado entre os dois, com as mãos algemadas nas costas. Os policiais desferem tapas no rosto do homem, enquanto ele implora que parem.

O homem agredido é Edcarlos Alves da Silva, preso pelo furto de uma moto. Ele foi solto durante audiência de custódia. Já os policiais envolvidos estão presos. A Polícia Militar também instaurou inquérito para apurar o caso.

A defesa dos policiais afirmou que o vídeo mostra “apenas um fragmento da história” e que o preso apresentou comportamento agressivo durante a ação policial. “Vinha agredindo os policiais verbalmente, mesmo algemado ele chegou a dar cabeçada nos policiais e eles perderam a cabeça e houve a agressão”, disse advogado Paulo Germano

Da Redação

Mais de Polícia