
A Prefeitura Municipal de Campo Maior por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES em parceria com a Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de educação realizou um dia de sensibilização a mulheres campomaiorense com a Campanha Outubro Rosa 2015 sobre a importância dos cuidados para evitar o câncer de mama e do colo do útero.
A campanha reuniu mulheres de vários bairros da cidade e teve como visitante especial alunos da APAE de Campo Maior e professores. A coordenadora da Saúde da Mulher no município Carol Castelo Branco também esteve presente.
Os secretários Conceição Lima da (SEMDES, Marcelo Miranda (da Saúde) e o professor Ribinha (SEMED) compareceram para mostrar a importância e os cuidados que o prefeito Paulo Martins tem a mulher campomaiorense. O Espaço da SEMDES foi decorado pela professora Alice Vaz, para chamar atenção para a causa.
Na SEMDES houve atendimento médico, plantão social, sala de vacinação, aferição de pressão e outros serviços que fizeram parte da campanha neste dia de sensibilização. Segundo dados do Ministério da Saúde Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem.
No Brasil, o INCA estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.
“O Movimento Outubro Rosa conscientiza o público em geral, e especialmente as mulheres, dos fatores de risco e de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Em 2015, a campanha do INCA objetiva fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce”, explicou a secretária Conceição Lima.
Fonte: Ascom
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar