
O olho é a estrutura mais nobre dos sentidos do ser humano e também muito delicado e por isso precisa de cuidados mais que especiais. O médico oftalmologista Luís Augusto, mais conhecido como Dr. Guto que atende pela Clinica Instituto da Catarata em Campo Maior concedeu entrevista nesta segunda-feira (05) à rádio Meio Norte onde tirou dúvidas e fez alertas à população.
Entre esses alertas está o uso de medicamentos caseiros e de óculos solar comprados em camelôs.
MEDICAMENTOS CASEIROS
Muitas pessoas tem a crença de que alguns problemas de visão podem ser curados com medicamentos caseiros tais como leite de peito e água com açúcar, mas isso na verdade é um grande mito, segundo o Dr. Guto.
“Conheço alguns casos em que pessoas que usaram leite de peito ou água com açúcar tiveram que ter os olhos retirados”, alertou o médico. Ele explica que tanto o leite quanto a água com açúcar são meios extremamente favoráveis para o aparecimento de bactérias e faz outro alerta: “Existem até colírios que são danosos em caso de infecção”, destacou. A dica mesmo é procurar um profissional para fazer a avaliação do problema porque pode a falta de cuidados podem gerar problemas para o resto da vida.
ÓCULOS SOLAR
Provavelmente você já deve ter usado um daqueles óculos esportivos ou óculos solar que são vendidos por camelôs em feiras, ou conhece alguém que possui um. Pois fique sabendo que eles representam um verdadeiro perigo para a visão.
Conforme o Dr. Guto, que é um especialista renomado no assunto, os óculos solares são altamente indicados para nós que moramos no Nordeste porque a incidência do sol é maior e os raios solares são prejudiciais para nossa visão. “O óculos solar funciona como bloqueador dos raios ultravioletas e protege nossos olhos”, explicou. Mas acontece que os óculos vendidos por camelôs não bloqueiam os raios solares. É que no sol a pupila fica pequena evitando a entrada de luz nociva, já quando se coloca o óculos solar com o bloqueio, a pupila fica grande e não entra a luz nociva.
O que acontece com o óculos de camelô é que ele faz com a pupila fique grande e não bloqueia a entrada de luz nociva. Isso acontece porque eles são apenas pintados. “Usar óculos de camelo é pior do que não usar”, conclui o médico.
O uso do óculos de camelô pode causar pterígio, que é a conhecida carne no olho e estimula também a catarata.
Quem mora na região de Campo Maior que precisa de mais orientações oftalmológicas podem procurar o Instituto da Catarata que fica na Rua Antonino Freire no centro da cidade, próximo ao Instituto do Rim. O Instituto da Catarata tem diversos especialistas das melhores clinicas de Teresina. Para mais informações é só ligar para (86) 3252-2084.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar