Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:31

Secult convoca municípios para videoconferência sobre o Plano de Cultura

O Plano Estadual de Cultura é um documento que tem por objetivo a criação e execução de políticas públicas de cultura em um período de 10 anos.

 

A Secretaria Estadual de Cultura promove na próxima quinta-feira (8) a videoconferência aberta sobre o Plano Estadual de Cultura do Piauí. O encontro é aberto à sociedade civil e a todos os produtores culturais interessados em participar de forma colaborativa da elaboração das propostas. A videoconferência será transmitida em 12 cidades do interior do Estado através do sistema Mais Saber, a partir das 11 horas.

 

O Plano Estadual de Cultura é um documento que tem por objetivo a criação e execução de políticas públicas de cultura em um período de 10 anos. O Piauí é um dos três estados do Brasil que ainda não possui o documento, mas segundo o coordenador do projeto na secretaria estadual de Cultura, Francisco Pellé, em até 180 dias o plano será concluído.

“O plano é um instrumento que reúne metas a serem cumpridas e que transformam a cultura em política pública de Estado. É um documento balizador de toda a estrutura cultural em 10 anos, independente da gestão”, afirma Francisco Pellé.

 

Já foram realizados alguns encontros presenciais, incluindo a oficina de planejamento do sistema de cultura, realizada em maio deste ano com representantes do Ministério da Cultura. Em agosto, a equipe técnica de elaboração do projeto se reuniu com a coordenadora executiva de apoio à elaboração dos Planos Estaduais de Cultura, Eloise Dellagnelo, e a coordenadora técnica do mesmo projeto, Rosemary Carvalho.

 

Agora, as videoconferências tem o objetivo de unir de forma colaborativa e participativa, toda a sociedade civil, através de opiniões e críticas às propostas do plano. As cidades de Parnaíba, Luís Correia, Picos, Piripiri, Piracuruca, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Campo Maior e União terão escolas com estrutura para transmitir a videoconferência.

 

“O Estado vem avançando nessa discussão do plano, que é elaborado com base na participação de gestores públicos, agentes culturais e artistas. Esse documento vai tornar as políticas culturais uma lei de Estado, dando segurança a todos os responsáveis pelo fazer cultural no Piauí”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

 

Os interessados em participar da videoconferência devem confirmar presença até segunda-feira (5), mandando email para mleidesousa@gmail.com, com nome completo, cidade, campo de atuação e telefone de contato.

 

Plano Estadual de Cultura

 

O Plano Estadual de Cultura se apoia em três vertentes básicas: o Conselho Estadual de Cultura, o Plano e o Fundo Estadual de Cultura. É um documento que tem por objetivo definir, planejar e coordenar, a execução das políticas públicas de cultura do Estado. É um planejamento estratégico com visão de 10 anos.

 

O Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura tem como objetivo o apoio técnico e capacitação aos Estados para elaboração de seus planos. É elaborado com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, mas conta com a participação da sociedade civil e dos segmentos culturais.

 

Ascom

Por Weslley Paz

Mais de Cidades