Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:01

Polícia Civil de Campo Maior cria serviço para receber denúncias da população

 

A população das cidades de Campo Maior, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Nossa Senhora de Nazaré, circunscrição da 5ª Delegacia Regional de Campo Maior já pode se comunicar direto com a polícia atrás de um formulário eletrônico.

A iniciativa é dos investigadores da Policia Civil de Campo Maior e visa encurtar o tempo entre um crime e o inicio das investigações. A denúncia é totalmente anônima, e o cidadão só se identifica se quiser. O canal não é algo institucional.

Os investigadores enfatizam, no entanto, que nenhum dado será coletado no ato da denúncia. O denunciante tem as opções de qual crime deseja denunciar, como tráfico de drogas, homicídio, roubo, furto, porte ilegal de arma, corrupção, Lei Maria da Penha, ou outros.

O formulário tem mais cinco perguntas como o ponto da ocorrência, horário, nome ou apelido da vítima, placa do veiculo, entre outros. Quanto maior a quantidade de informações mais efetiva será a investigação.

Deseja se identificar?

A polícia diz que esta resposta é opcional e enfatiza que o contato direto com investigadores muitas vezes é a melhor maneira de dar eficiência a uma investigação. O contato e identidade do colaborador será mantida em total sigilo e feito tão somente com um único agente de confiança designado para o caso. Caso necessário, o contato será feito preferencialmente via aplicativo de mensagens (Whatsapp).

Denúncia falsa

Os investigadores dizem que as denúncias serão checadas. As mais detalhadas, com nomes, tipo de crime, local de ocorrência, entre outros, e com mais indícios, serão priorizadas. Diz que este tipo de denúncia já acontece e que o canal não é novo, mas visa facilitar a denúncia através de um smartphone ou computador, uma vez que as pessoas temem denunciar por telefone e o número ficar registrado e o denunciando acabar sabendo, coisa que também não ocorre. Mas denúncia anônima falsa não deve, mas já existe.

Sobre a possibilidade de alguém usar o formulário de má fé, no objetivo de fazer alguém ser constrangido sendo investigado, a Polícia Civil diz que os investigadores têm por obrigação constatar a veracidade das denúncias antes de qualquer ação policial e isso se dá por meio da Investigação.

Para denunciar, acesse o endereço eletrônico bit.ly/denunciapccampomaior

Da Redação

Mais de Cidades