Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:00

Justiça apreende estátuas de Chitãozinho e Xororó encomendadas por prefeitura

 Fonte: G1

Duas estátuas da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, encomendadas pela prefeitura de Astorga, no norte do Paraná, foram apreendidas nesta sexta-feira (21) por suspeita de irregularidades em uma licitação.

As obras, ainda incompletas - sem cabeça, nem mãos - foram apreendidas por policiais na casa do artista contratado para a realização do serviço, também em Astorga. A licitação para a aquisição das estátuas foi realizada em 4 de setembro deste ano, no valor de R$ 8 mil. O objetivo da administração municipal é exibir as imagens na entrada de Astorga - cidade natal da dupla.

A apreensão, autorizada pela Justiça, atende a um pedido do Ministério Público. "Primeiro, tem o questionamento do ato administrativo de se financiar com o contribuinte esse tipo de atividade. Confecção de estátuas de uma dupla sertaneja enquanto o município tem áreas mais sensíveis, com saúde e educação. Além disso, tem alguns indícios de direcionamento", diz o promotor de Justiça de Astorga, Lucílio de Held Júnior.

As duas estátuas estão no Fórum de Astorga e serão encaminhadas para uma perícia. Objetivo, segundo o MP, é esclarecer se as estátuas, feitas em cimento, já haviam começado a ser confeccionadas antes da prefeitura realizar as cotações para a dispensa da licitação.

Por meio de nota, a prefeitura informou que "mais uma vez, denúncias infundadas e irresponsáveis tentam induzir o Ministério Público ao erro como se irregularidades estivessem sido cometidas. O município de Astorga esclarece que não há irregularidade no processo, o que ficará provado com as investigações do MP".

Por Fábio Wellington

Mais de Brasil