Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:27

Ex-prefeito de Campo Maior, professor Santana será homenageado pela APL neste fim de semana

 Foto: Domingos José (Campo Maior Em Foco)

O ex-prefeito de Campo Maior, entre 1951 e 1955, Raimundo Nonato Monteiro de Santana, carinhosamente chamado de professor Raimundo Santana, será homenageado pela Academia Piauiense de Letras, de quem fazia parte, neste sábado (15/09). Santana faleceu aos 92 anos, em junho desde ano

A homenagem será comandada pelo presidente da instituição, Nelson Nery Costa. Em seu discurso, Nelson destacará a presença e a atuação do professor Raimundo Santana na cultura e na produção de conhecimento piauienses. 

"O que realmente o professor Monteiro de Santana buscava em suas pesquisas e estudos? Não a fórmula da pedra-filosofal para transformar o barro piauiense em ouro, como se fosse por magia e não pelo esforço. Ao contrário. Em suas reflexões demonstrava a necessidade do planejamento estratégico, do rigor científico e da paciência para se seguir passo a passo o roteiro necessário ao desenvolvimento. A sua própria vida indicava que o trabalho e a meditação era o nexo correto para a redenção de uma terra pobre e inexpressiva", afirma Nelson.

A vida de Raimundo Santana foi profícua. Além de advogado, foi professor de economia tanto na Universidade Federal do Piauí quanto da Universidade de Brasília. Foi um intelectual preocupado com a economia do Estado e dedicou suas publicações a esse tema. Mas também se dispôs a servir ao povo de sua terra, elegendo-se prefeito de Campo Maior.

"Depois de longo silêncio, em  que se colocou, nos últimos anos como se ainda meditasse sobre o sentido da vida e sobre o destino do povo do Piauí, resolveu agora partir dessa nossa existência. Em meados de 2018, nos deixou, para virar uma estrela no céu, destinos dos heróis brasileiros, como na lenda contada por Macunaína de Oswald de Andrade", finaliza Nelson Nery.

Com informações da APL

Da Redação

Mais de Cidades