Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:41

CAMPO MAIOR: Investigação sobre terreno invadido desencadeou processo de regularização

Promotor revela que após investigar a procedência da documentação de um terreno pertencentes a filhos de um ex-prefeito e constatou que a área havia sido cedida pela prefeitura através de carta de aforamento e que isso é algo disseminado em todo o município.

 

O assunto que tem mexido com toda a populao campo-maiorense nos ltimos dias tem sido o processo de regularizao fundiria pela qual o municpio dever passar aps determinao judicial do Conselho Nacional de Justia (CNJ).

Mas o que muitas pessoas questionam o motivo desse processo ter comeado s agora. Membros da oposio julgam a regularizao com algo negativo e dizem que a culpa do gestor municipal. O vereador Manoel Alvarenga, inclusive, recusou o convite do vereador Luis Lima para participar da reunio com o poder judicirio para se inteirar do assunto. Ele alegou que a populao poderia achar que ele est envolvido.

O Promotor de Justia de Campo Maior, Mauricio Gomes conversou com a reportagem do Em Foco e explicou resumidamente toda a histria.

De acordo com ele, o Ministrio Pblico recebeu o pedido de um ex-prefeito querendo o desmembramento de um terreno foreiro que pertence a dois de seus filhos que na poca da compra, em 1995, eram crianas. O promotor estranhou a procedncia da terra e decidiu abrir uma investigao onde constatou que a rea havia sido cedida pela prefeitura atravs de carta de aforamento e que isso algo disseminado em todo o municpio. O terreno, conforme o promotor, foi comprado de parentes de outro ex-prefeito. Ele no citou nomes.

Segundo o Secretrio Rogrio Loyola, o terreno ao qual se refere o Promotor, onde funcionava o extinto lixo de Campo Maior e que foi invadido por cerca de 400 pessoas recentemente.

Esse problema no s de Campo Maior, ele acontece em todos os municpios. A regularizao valida a transferncia do que era pblico para o privado. Campo Maior nasceu de uma carta rgia em sculos atrs, de l para c o ente municipal deveria ter feito um levantamento para saber quais eram as terras de Campo Maior, mas isso no foi feito e os gestores passaram a conceder terrenos atravs de carta de aforamento, explicou.

Carta de aforamento era um titulo que existia na constituio anterior onde o governo cedia parte de seu patrimnio para o individuo construir sua moradia.

Por infelicidade o servio de notas acatou as cartas de aforamento para passar do municpio para um individuo, e isso caracteriza grilagem de terras, revelou o agente ministerial.

O MP garante que vai d segurana para que ningum seja despejado. O problema de Campo Maior de origem. Comeou de forma errada e se perpetuou por muito tempo e s foi suspendido em 2003. O que aconteceu que muitas pessoas venderam uma coisa que no podia e se no tiverem feito uma transferncia licita as terras retornaro ao muncipio, informou Dr. Mauricio.

O Prefeito Paulo Martins disse que ainda no iniciou o processo de regularizao porque quer toda segurana para que ningum seja prejudicado. Cerca de 85% da populao ter facilidade para resolver a questo, mas queremos ter segurana de que 100% dos proprietrios no sero afetados e venham perder suas terras, disse o gestor informando que municpio dever solicitar a matricula originria dele at o dia 10 de outubro e que ir elaborar um Termo de Ajuste de Conduta juntamente (TAC) com o Ministrio Pblico e a Corregedoria instituindo regras de transio para que a economia da cidade no seja atingida com o bloqueio ou cancelamento das matriculas existentes. O TAC que vamos fazer para que as atividades econmicas que precisam de registros de imveis no sejam paralisadas, destacou.

Queremos tomar uma deciso para preservar o emprego dos mais de 300 trabalhadores que atuam na construo civil e para que os construtores continuem vendendo casas porque isso gera economia no municpio e d sustento para muitas famlias. Estamos conhecendo cada vez mais a questo para que todos saiam fortalecidos desse processo, arrematou o prefeito.

A reunio aconteceu no Tribunal de Justia do Piau com a presena do Deputado Estadual Alusio Martins, do Corregedor Geral de Justia, Desembargador Sebastio Ribeiro, do promotor Mauricio Gomes, dos vereadores Luis Lima e Z Pereira e de empresrios do ramo da construo civil que trabalham com programas como o Minha Casa, Minha Vida.

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Cidades