Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:36

CAMPO MAIOR: Situação aumenta o número de partidos aliados e oposição encolhe; CONFIRA

Veja como está o cenário atual na distribuição dos partidos entre os grupos políticos de Campo Maior. Nos bastidores o assunto já é palpitante.

 

A eleio municipal que acontecer em outubro do prximo ano j iniciou nos bastidores da poltica campo-maiorense. As articulaes e estratgias esto sendo realizadas de todos os lados. Candidatos a prefeito, a vereador e lideres partidrios realizam reunies para definir como enfrentaro o pleito do prximo ano.

Na eleio passada, realizada em 2012, o Prefeito Paulo Martins derrotou a mdica Lige Cavalcante com uma diferena de 05 mil votos. Ele tinha o apoio de 13 partidos polticos e ela tinha 05.

Existem 34 partidos no Brasil, incluindo a recm-criada Rede Sustentabilidade. Destes, 26 possuem diretrio municipal em Campo Maior.

CONFIGURAO ATUAL

Na atual conjuntura poltica local a oposio est mais enfraquecida do que no pleito anterior. Na eleio passada a mdica Lige representando o ex-prefeito Joo Flix tinha o apoio de PDT / PPS / PSB / PSD / PT do B, mas atualmente eles contam apenas com PDT, PPS, PSD e PEN.

O grupo do Prefeito Paulo Martins se fortaleceu. De 13 passou para 16 partidos aliados. So eles: PMDB, PTB, PT, DEM, PCdoB, PSDB, PMN, PV, PTdoB, PP, PHS, PRP, PSL, PRB, PPL, SD e ainda h a possibilidade de mais adeses at o perodo das convenes.

PARTIDOS QUE NO PERTECEM A NENHUM DOS LADOS

O PTC o nico partido que j demonstrou uma postura neutra e lanou candidatura prpria. PSC, PR e PTN continuam indefinidos. O PSB vive uma situao mais complicada. A sigla tem trs vereadores na Cmara, porm dois so da base e um de oposio. No entanto, h dois pr-candidatos a prefeito, a mdica Lige Cavalcante, que novamente manifestou interesse em disputar a prefeitura, e o ex-prefeito Marco Bona. Existe indefinio, inclusive, na presidncia do partido. Cogita-se que o suplente de vereador assumir a conduo da agremiao, tirando poderes da pr-candidata Lige, atual presidente.

PR-CANDIDATOS

Existem pelo menos cinco pr-candidatos a Prefeito. So eles Professor Ribinha, Lige, Marco Bona, Agenor Leite do PTC e Ribamar Coelho pela oposio.

O vereador Edvaldo Lima j declarou apoio irrestrito ao Professor Ribinha. A declarao foi na tribuna da Cmara. A presidente do parlamento municipal, Josenaide Nunes (PP) chegou a lanar a candidatura, mas j demonstrou interesse em ser vice na chapa da situao. O nome do mdico Marco Pereira, que especulado pela oposio no est na lista de pr-candidatos. A afirmao dos prprios irmos do mdico, vereador Manim Pereira e o Secretrio de sade Marcelo Miranda que j definiram apoio ao Professor Ribinha.

Na situao, o deputado estadual Antnio Flix j desistiu de disputar o pleito e tem preferncia pelo advogado Ribamar Coelho. E o PSB ainda no resolveu os problemas internos.

Por Weslley Paz

Mais de Cidades