Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:17

Morre um dos fundadores da ACALE de Campo Maior, jornalista e escritor Herculano de Morais

 Herculano Morais em sessão da ACALE no antigo Bar Santo Antonio, em Campo Maior, durante homenagem a Imortais em 2009. (Foto: Domingos José/Campo Maior Em Foco)

Faleceu em Teresina nesta quinta-feira (17/05), o jornalista, escritor e poeta Herculano Moraes da Silva Filho. Ele completou 73 anos no último dia 02 de maio.

Herculano era natural da cidade de São Raimundo Nonato, mas foi em Teresina e na região que construiu sua história dedicada ao jornalismo, Literatura e à política, tema que evitava falar nos últimos anos.

Atuou nos principais jornais do Piauí, era membro de Academias de Letras, autor de vários livros, vereador de Teresina, Secretário de Estado de Comunicação Social no Governo Lucídio Portella e Assessor Especial no Governo Mão Santa, e atualmente era Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras.

Era membro da Academia de Letras do Vale do Longá, Academia de Letras do Médio Parnaíba, Academia de Ciências do Piauí, onde chegou a ser Presidente; Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons no Estado do Maranhão, Academia do Leste Maranhense, entre outras instituições no Estado e no país.

Ele também era Padrinho e um dos fundadores da Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE). Segundo o presidente da ACALE, João Alves Filho, o Piauí e a cultura perderam um homem bom e inteligente. "Mandamos votos de sentimentos à família do Herculano. Era muito ligada à Campo Maior e está no estatuo da ACALE como padrinho e um dos fundadores. A cultura piauiense está de luto" disse João Alves ao Em Foco.

Segundo João Alves Filho, Herculano também era cidadão campo-maiorense, em título outorgado pela câmara de vereadores. 

 

Homenagem da APL no aniversário de de 73 anos anos em 02 de maio deste ano. (Foto: APL)

Hercualno Morais recebendo "Diploma do Mérito Cultural Bitorocara" em Campo Maior em 2009. Diploma em reconhecimento a todos aqueles que colaboram no desenvolvimento do município, bem como na promoção de sua Cultura. (Foto: Domingos José/Campo Maior Em Foco)

Da Redação

Mais de Cultura