Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:11

União reconhece decretos de emergência em Campo Maior e mais 7 municípios do PI

 Com informações do G1/PI

O Governo Federal reconheceu que oito municípios do Piauí estão em situação de emergência por conta das enchentes, incluindo cheias de rios e risco de rompimento da Barragem do Bezerro. Segundo a assessoria do ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, era o que faltava para que Campo Maior receba a ajuda humanitária dos kits contendo cesta básica e água mineral, kit para higiene pessoal, um kit de produtos de limpeza e colchonetes.

Ainda segundo a assessoria, os municípios também tinham que enviar documentos com a lista das pessoas desabrigadas. "O governo precisa saber com exatidão quantas pessoas estão desabrigadas para não correr o risco de mandar ajuda de menos, nem demais" disse a assessoria ao Em Foco. O reconhecimento tem vigência por 180 dias.

As cidades consideradas pela União como em situação de emergência são: Batalha, Barras, Esperantina , José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Campo Maior e Pimenteiras. As seis primeiras estão ainda sob risco devido à possibilidade de rompimento da Barragem do Bezerro, onde foi localizada uma fissura no paredão, que já foi reparada. As duas últimas, segundo a Defesa Civil estadual, estão em risco devido às cheias de rios.

De acordo com Raimundo Coelho, secretário de Defesa Civil, os municípios avaliaram os danos causados pelos desastres, e fizeram a solicitação para o Estado, que enviou as informações para Brasília, que concedeu o reconhecimento federal da situação de emergência. Além destes, outros seis estão com decretos de emergência municipais: Juazeiro do Piauí, Luzilândia, Piracuruca, Joca Marques, Madeiro e Teresina.

O secretário disse que os oito municípios devem receber nas próximas semanas kits de emergência para serem distribuídos entre as cerca de 4 mil pessoas que estão desabrigadas por conta dos alagamentos. 

A previsão é de que os kits cheguem a Teresina na próxima quinta-feira (26) para então serem distribuídos para os municípios. “No primeiro momento a prioridade é o atendimento às famílias, a ajuda humanitária, o socorro para a retirada dos abrigos, e posteriormente os entes têm que procurar reestabelecer a normalidade da cidade: melhorar as vias, recuperar os açudes…”, explicou o secretário de defesa civil.

Ao todo 14 municípios decretaram situação de emergência. Raimundo Coelho disse que as outras seis cidades não fizeram procedimento solicitando a homologação para o reconhecimento federal. “Contactamos esses municípios e vamos fazer esse grupo e pedir o reconhecimento da União”, disse o secretário.

Da Redação

Mais de Cidades