Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:44

Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito municípios do Piauí

 Famílias do Bairro Califórnia em Campo Maior estão isolados pelas águas.

A Defesa Civil do Piauí informou que até o momento reconheceu os decretos de situação de emergência emitidos em oito municípios do estado. Outras quatro cidades estão em estado de alerta e vão ter decretos apreciados pela Defesa Civil. As prefeituras decretaram situação de emergência por causa da elevação de rios que afetaram regiões ribeirinhas.

As chuvas no Norte do estado superaram a média histórica em 22% e há várias cidades em alerta.

O diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, explicou que os decretos de situação de emergência foram reconhecidos ao longo desta semana a partir da constatação dos danos por causa da abertura de desvios na Barragem do Bezerro e também da cheia dos rios Marataoan e Longá. “Temos reconhecidos em situação de emergência oito municípios: Pimenteiras, Lagoa Alegre, José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina e Luzilândia”, relatou.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Luzilândia também está em situação de emergência por causa da elevação do rio Parnaíba. “Tem um decreto de situação de emergência em Luzilândia. Miguel Alves e União ainda não foram emitidos decretos. Em Campo Maior foi pedida uma vistoria pelo município para a Defesa Civil”, relatou Vitorino Tavares.

Tavares explicou ainda que há diferenças entre o estado de calamidade e situação de emergência. “O estado de calamidade é uma coisa mais agressiva e que tem perda de vidas humanas e graças a Deus não temos perda de vidas humanas em nenhuma situação. A situação de emergência que fogem da normalidade e que é decretado até normalizar”, afirmou o diretor acrescentando que não há no Piauí nenhuma cidade em estado de calamidade.

Outras quatro cidades podem entrar em situação de emergência nos próximos dias. “Quando está na fase de analisar o termo. São cidades que estão sob análise como Campo Maior, Madeiro, Joca Marques e São José do Divino. Nestas cidades a situação é complicada e estão em estado de alerta”, finalizou Vitorino Tavares

Da Redação

Mais de Geral