Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:07

Veja como foi a transmissão em tempo real das comemorações da Batalha do Jeniapo

 

20h00 - Chega ao fim mais uma solenidade em homenagem aos heróis do jenipapo em Campo Maior.

19h00 - Acontece nesse momento a tradicional encenação dos acontecimentos que culminaram em uma das mais importantes batalhas que definiram a unificação dos estados na luta pela independência do Brasil como nação.

Com a coordenação do ator e diretor Franklin Pires, o evento reuniu mais de 100 atores que interpretam oficiais do exército, autoridades da época e agricultores, a encenação tem duração de pouco mais de 40 minutos, resumindo a história desde o grito de independência, o deslocamento de tropas portuguesas pelo Piauí, a chegada do oficial João José da Cunha Fidié nas terras de Campo Maior e a sangrenta batalha de um pelotão muito bem armado contra lavradores e agricultores locais às margens do Rio Jenipapo.

18h40 - Utilizando da fala durante as solenidades em comemorações à Batalha do Jenipapo, o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, relatou os avanços e melhorias visíveis durante o seu primeiro ano de gestão em Campo Maior e esclareceu a polêmica sobre a necessidade de pontes que foi destaque em rede nacional no último domingo (11/03).

“Durante esses dias, Campo Maior foi envolvido no cenário nacional sobre a necessidades de pontes no interior do município, mas aqui esclareço que as medidas necessárias já estão sendo tomadas para resolver o problema, por que eu sei, e o povo de Campo Maior também sabe do esforço feito nos últimos anos para que a educação no município de Campo Maior pudesse avanças [...]. Ser gestor de um município é como ser um verdadeiro construtor de pontes, fizemos a ponte estre os professores e salários dignos, fizemos pontes entre os alunos e o transporte de qualidade, fizemos pontes entre os professores e o concurso público e com isso continuaremos construindo pontes, inclusive as de pedra e concreto”, disse o prefeito.

18h10 - Autoridades presenciam apresentação das forças militares e civis do municipio, tais como os militares do exército, corpo de bombeiros, escoteiros e alunos de escolas do município.

17h40 - Neste momento, o governador, acompanhado do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha e autoridades estaudis prestam suas homenagens aos heróis que se sacrificaram no dia 13 de março de 1823 no objetivo de lutar por um país independete. Flores e orações foram depositadas juntos aos túmulos dos heróis anônimos.

17h10 - O governador Wellington Dias foi recebido na ADEVIC por membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da região de Campo Maior - SINTE/CM e servidores do estado que se manifestavam contra o não pagamento do piso salarial previsto em lei federal. Segundo os manifestantes, o governo vem precarizando o ensino público estadual e desvalorizando a classe trabalhadora. "Faça igual o professor Ribinha e pague o piso salarial", bradou uma das manifestantes. Wellington dias ouviu as demandas solicitadas mas pediu respeito, dizendo ainda que aquele não era o momento de manifestações.

17h00 - O governador está fazendo neste momento a entrega de uma van adaptada para a Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (ADEVIC). O veículo, que está orçado em R$ 140 mil, foi adquirido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Aluísio Martins, e deverá suprir as necessidades de locomoção dos portadores de necessidades especiais de Campo Maior, incentivando a acessibilidade e fortalecendo ações de inclusão das pessoas com deficiências visuais no município.

15h10 - O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, acompanhado Prefeito Ribinha, Deputados Aluísio Martins e Antônio Felix, presidente da Alepi, Temístocles Filho, do presidente da FUNDESPI, Paulo Martins, da vice governadora Margareth Coelho e a secretária de educação Rejane Dias, participam neste momento de um culto na Primeira Igreja Batista de Campo Maior celebrado pelo pastor Alessandro Conceição.

12h45 - O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, inicia o sermão falando sobre a importância da batalha e como ela se reflete em nossa história até os dias atuais, modificando nossas formas de enxergar a realidade, destacando as necessidades em observar com mais atenção àquelas que mais necessitam de auxilio nas questões sociais: "A igreja católica de CM quer contribuir para que juntos superemos os desafios sociais", disse o bispo.

Dom Francisco de Assis também relatou o orgulho e honra em participar pela primeira vez da comemoração: "Me sinto orgulhoso em participar desta cerimônia tão importante para o Brasil. Agradeço pelo acolhimento do povo de Campo Maior proporcionado a mim nestes tempos", finalizou.

12h30 - Acompanhe a partir de agora a transmissão ao vivo das comemorações em alusão ao 195° aniversário da Batalha do Jenipapo, marco histórico que mudou para sempre os caminhos da independência do Brasil.

Cobertura jornalística e fotográfica Weslley Paz / Edição Rafael Melo

Por Rafael Melo

Mais de Entretenimento